TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Como Estratégia Fundamental Para o Sucesso das Organizações

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.956 Palavras (36 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 36

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ – FESA

Gestão de Recursos Humanos

Camila Barbosa da Silva

Fernanda Karoline

Gabriel Muraca Froes

Juliana Rocha

Raul Albuquerque

Suzilaine Freitas

Atividade Estruturada

Gestão de Pessoas como Estratégia Fundamental para o Sucesso das Organizações

Santo André - SP

2016

Atividade Estruturada

Gestão de Pessoas como Estratégia Fundamental para o Sucesso das Organizações

Camila Barbosa da Silva

Fernanda Karoline

Gabriel Muraca Froes

Juliana Rocha

Raul Albuquerque

Suzilaine Freitas

Trabalho apresentado à disciplina Gestão Estratégica de Pessoas, Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Estácio de Santo André, sob a orientação da professora Lislene Escudero.

Santo André - SP

2016


                                     SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

1. ORGANIZAÇÕES EM TEMPOS DE MUDANÇA..................................................04

  1.1  DIFERENCIAIS COMPETITIVOS.....................................................................07

      1.1.1 Descrição dos diferenciais competitivos da empresa Volkswagen..............................................................................................................10

2. ÁREA DE PESSOAS.............................................................................................15

  2.1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE RH.....................................................17

      2.1.1 Descrição do RH da Volkswagen............................................................19

3. O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS.....................24

   3.1 RH COM FOCO NOS NEGÓCIOS...................................................................27

       3.1.1Descrição da atuação estratégica da empresa Volkswagen..............................................................................................................29

CONCLUSÃO............................................................................................................31

REFERÊCIAS............................................................................................................32


INTRODUÇÃO

     O presente trabalho é sobre Gestão Estratégica de Pessoas, mais concretamente sobre o funcionamento do RH de uma empresa. Seus capítulos são compostos por: Organização em tempos de mudanças, Diferencias competitivos, Descrição dos diferenciais competitivos da empresa Volkswagen, Área de pessoas, Estrutura e funcionamento de RH, Descrição do RH da Volkswagen, O papel estratégico da área de Gestão de Pessoas, RH com foco nos negócios, Descrição da atuação estratégica da empresa Volkswagen.

    São objetivos deste trabalho mostrar como a Gestão de Pessoas deve motivar os colaboradores para que eles não sejam esquecidos, ou não consigam mostrar suas habilidades. Não deve só pensar em admissão, demissão de colaborador, folha de pagamento, deve haver o desenvolvimento do talento e do colaborador interno na organização.
Investir no talento é essencial, mas primeiramente deve mudar a cultura da empresa, para então visar o colaborador com um lucro em longo prazo e não á um gasto a mais.

     Enfim a Gestão de Pessoas deve ajudar os setores da organização, se colocar no lugar do cliente interno (colaborador) e motivacionar os talentos, para que então eles desempenham um bom resultado dentro da empresa.

  1. ORGANIZAÇÕES EM TEMPOS DE MUDANÇA

     Para se ter o sucesso em uma grande mudança na empresa, deve ter um conhecimento a nível sobre toda forma de procedimento dentro de alguma organização como liderança, cultura e pessoas. Contudo, deve ser revisto o ambiente da empresa geralmente, a com o pensamento dos trabalhadores e achar o que os influencia na tomada de decisões.

     Na área organizacional como hoje, sempre mais competitivo e dinâmico, as empresas procuram encontrar algumas soluções que tragam diferenças, as praticando para que elas se realizem perante as mudanças empresariais. Nesse caso, a gerencia de mudanças vem tendo destaque.

(PORTER, 1986, p. 86)

Estratégia é o estabelecimento dos meios fundamentais para atingir os objetivos, sujeito a um conjunto de restrições do meio envolvente Supõe: a descrição dos padrões mais importantes da afetação de recursos e a descrição das interações mais importantes com o meio envolvente.

         O alvo é fazer que as organizações fizessem comitês e incentivem seus colaboradores a trabalharem por essa capacitação, ou ter consultorias especializadas na área para que possam  fazer as transformações que se precisa, essas mudanças envolvem todos os processos dessa empresa.

     O gerenciamento dessas mudanças faz com que o planejamento seja realizado revendo as ações dos contribuintes. Assim, fazendo a aplicação dessa mudança ser eficiente em vários setores, como: mercado, implantação de tecnologias, mudança de fatores financeiros, alcance dos objetivos, expectativas dos clientes, eliminação de problemas de desempenho, melhoria de liderança, junção e melhoria nas empresas sobre orientação comportamental.

     Apesar de ser importante para crescer, aplicar mudanças acaba não sendo fácil, podendo demorar vários dias e etapas, além de sofrer resistência dentro das organizações. A mudança é necessária para melhorar todas as estruturas da empresa, envolvimento dos processos e uso de ferramentas. Contudo, simultaneamente, tem grandes pressões nos trabalhadores, ainda mais quando envolvem mudança de hábitos, áreas ou novos sistemas. Devido a esses casos, as organizações precisam saber dos desafios durante essa divergência, sendo o maior conflito convencer os contribuintes que necessidades se tem de aplicar tais mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (540.4 Kb)   docx (346.5 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com