TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO UM INSTRUMENTO PARA A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO UM INSTRUMENTO PARA A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO 4

1.1 Conhecimento Tácito e Explicito 4

1.2 Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento 5

2. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMNTA DE ESTRATEGIA ORGANIZACIONAL 8

2.1 Espiral do Conhecimento 9

2.2 Inovação 9

2.3 Mudanças e Aplicações da GC nas Empresas 9

2.3.1 Entrevista com Lideres 11

3. CIRQUE DU SOLEIL 12

3.1 Trabalho em Equipe, Inovação e Novas Tendências 12

3.2 Cirque du Soleil Sucesso no Mundo Empresarial e na Aplicação de Gestão do Conhecimento 14

3.3 Gestão do Conhecimento - Cirque du Soleil X Ossa Brasil 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

INTRODUÇÃO

A era do conhecimento trouxe para as empresas, a necessidade de valorização do conhecimento como um recurso estrategicamente relevante.

O ambiente das organizações e dos negócios começou lentamente a perceber que investir em conhecimento é não só desejável, mas também imprescindível para o aumento do valor no mercado em função da valorização do patrimônio intangível e efetivação de relações sustentáveis.

Uma constatação que pode ser observada neste contexto é que o valor de mercado de algumas empresas supera, e muito, o valor do patrimônio financeiro e físico (patrimônio tangível) acumulados. Isso acontece porque valores intangíveis como patentes depositadas, imagem, valor da marca, talento dos funcionários e o capital intelectual agregado têm sido cada vez mais valorizados e acabam por gerar um aumento considerável do valor de ações das empresas.

Não é mais suficiente se ter tecnologia quando não se tem o conhecimento. Nesta nova sociedade do conhecimento as empresas que detêm o conhecimento e que propiciam ambientes para a sua criação são as que irão apresentar vantagem competitiva e inteligência organizacional.

Sendo assim este trabalho tem por objetivo compreender as dimensões da Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista conceitual e prático.

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento, disseminação e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “GC”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos, que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio, porém, pouco se sabe acerca dos resultados concretos de projetos de Gestão do Conhecimento realizados no Brasil e, dentre os poucos conhecidos, percebe-se grande dificuldade em identificar ou mensurar retornos (feedback).

Geralmente porque se limitaram à implantação de tecnologias que nada mais são do que ferramentas, e que, portanto, não se constituem na gestão em si; neste caso a gestão não depende de tecnologia e sim de capital humano.

Quando as organizações inovam, elas não processam simplesmente a informação de fora para dentro, visando solucionar problemas existes e adaptar-se ao ambiente em mudança; elas realmente criam novos conhecimentos e informações, de dentro para fora, visando redefinir tanto os problemas quanto as soluções e, no processo, recriar seu ambiente.

1.1 Conhecimento Tácito e Explicito

Dando prosseguimento aos conceitos relacionados ao GC, veremos adiante os tipos de conhecimentos importantes à compreensão deste tema.

Segundo a literatura consultada, estes conhecimentos são classificados em: tácito e explícito.

O conhecimento tácito ou implícito é aquele que está na “mente das pessoas”, as experiências e insights. O conhecimento explícito é encontrado em relatórios, livros, banco de dados e palestras; é o conhecimento que outrora foi tácito e ao ser explicitado é compartilhado com todos os funcionários da instituição.

Teixeira Filho (2001, p. 23) afirma que o conhecimento tácito “é aquele que as pessoas possuem, mas não está descrito em nenhum lugar, residindo apenas em suas cabeças” e, o “conhecimento explícito é aquele que está registrado de alguma forma e, assim, disponível para as demais pessoas”.

Na visão de Neves (2002) o conhecimento tácito é a verdadeira chave para resolver problemas e está associado a experiências, emoções e valores do indivíduo, enquanto o conhecimento explicito é considerado um suporte para a organização.

É importante conceituar as diferenças entre o conhecimento tácito e explícito, uma vez que o princípio básico do GC é compartilhar o conhecimento tácito de seus funcionários e transformá-lo em conhecimento explícito por meio de banco de dados, portais do conhecimento, fóruns de discussão, entre outros.

Deste modo, o sucesso das iniciativas em GC surtirá resultados positivos, à medida que a empresa disponibilizar as melhores práticas e experiências para todos os membros da organização.

Portanto entendemos que a Gestão do Conhecimento é uma realidade presente no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença, trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores. O segredo está nas pessoas, que nada mais é que criação de valor.

1.2 Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento

A conversão do conhecimento é processada em quatro passos, que são: socialização, externalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com