TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa: GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 5

TEXTO EXPOSITIVO

GÊNERO: TEXTO EXPLICATIVO E RELATÓRIO CIENTÍFICO

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

DOCENTE: MARIANE COMITRE CARNEIRO

ACADÊMICOS: ALFREDO BRITO

DOMINGAS LIMA

EGLI ABREU

MICHELLY PERES

PATRICIA RODRIGUES

RICARDO BEZERRA

SILVIA BAIA CRUZ

TURMA: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS, SALA 06, NOITE II

MARABÁ - PARÁ

MAIO/2014

INTRODUÇÃO

Quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, seja a linguagem oral, seja a linguagem escrita, produzimos certos tipos de texto que, muitas vezes, repetem no tipo de conteúdo, no tipo de linguagem e na estrutura. Esses tipos de textos constituem os chamados gêneros do discurso ou gêneros textuais e foram historicamente criados pelo ser humano a fim de atender a determinadas necessidades de interação verbal. Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a esferas de circulação, por exemplo, jornalística, divulgação científica, publicitária, literária, entre outras. São como agrupamentos textuais ligados a uma dessas esferas.

O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características. Esse resumo deve permitir que o leitor identifique claramente, o tema central do texto. Toda vez que resumimos um texto, quer seja um livro, um capítulo, ou mesmo um parágrafo estamos produzindo um texto expositivo.

O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando lhe a percepção anterior.

O relatório científico é um documento usado muito frequentemente na ciência, para anotar procedimentos de experiências e pesquisas. Para este documento ser claro e objetivo ele deve atender a uma organização para que ele possa ser avaliado por outros pesquisadores.

O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre Texto explicativo e Relatório científico. Todas as informações aqui disponibilizadas foram retiradas no todo ou em partes do material informado nas Referências.

1. TEXTO EXPOSITIVO

O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique claramente, o tema central do texto. O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas. O texto expositivo pode apresentar recursos como a:

• Instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;

• Informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;

• Descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;

• Definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente estamos falando;

• Enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referente àquilo que estamos escrevendo;

• Comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;

• O contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais um ângulo, ou há posições contrárias.

2. TEXTO EXPLICATIVO

O texto explicativo transmite dados hierarquizados com o fim de fazer compreender fenômenos determinados. Ao texto explicativo preside sempre uma questão como ponto de partida.

Um fato importante é a apresentação de bastante informação, caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível. Quando se trata de temas polêmicos a apresentação de argumentos se faz necessário para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

3. RELATÓRIO CIENTÍFICO

O relatório científico é um documento usado muito frequentemente na ciência, para anotar procedimentos de experiências, pesquisas, investigações, processos, métodos e análises. Para este documento ser claro e objetivo ele deve atender a uma organização para que ele possa ser avaliado por outros pesquisadores.

3.1. Conceito de Relatório

Exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros.

3.2. Objetivos

De modo geral, podemos dizer que os relatórios são escritos com os seguintes objetivos:

• Divulgar os dados técnicos obtidos e analisados;

• Registrá-los em caráter permanente.

O relatório científico é formado com seis partes principais que são:

• Título: Título da Experiência

• Objetivo: Qual seu objetivo quanto à experiência, o que espera dela.

• Materiais: Tudo o que você usará/usou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com