TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME DO ALUNO

GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

[pic 3]

CIDADE ESTADO

2017

NOME DO ALUNO

GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina  Produção Textual Inerdisciplinar.

CIDADE ESTADO

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 ASPECTO RECURSOS HUMANOS         5

2.1.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO         5

2.1.2 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO        6

2.1.3 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL        6

2.1.4 CULTURA ORGANIZACIONAL        7

2.2 ASPECTOS ECONÔMICOS-FINANCEIROS        7

2.2.1 ANÁLISE DE PROPOSTA PARA FINANCIAMENTO        7

2.3 ASPECTOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        8

2.3.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES        9

2.3.2 PRETENSÃO PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS        9

2.3.3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        9

2.4 ASPECTOS RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        10

2.4.1 PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – FAUNA E FLORA        10

2.4.2 PRESERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS (ÁGUA E SOLO)        10

2.4.3 ASPECTO SUSTENTABILIDADE        10

2.4.4 GOVERNANÇA CORPORATIVA        10

2.4.5 ASPECTO COMPROMETIMENTO SOCIAL        11

2.4.6 BENEFÍCIOS A FUNCIONÁRIOS        11

3 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICES        14

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        14

ANEXOS        15

ANEXO A – Questionário de Desligamento        15

ANEXO A – Entrevista de Seleção        16



INTRODUÇÃO

Desde o século XX com o surgimento da grande empresa no Brasil através da chegada da indústria de base, em especial a siderúrgica e o governo de Juscelino Kubitschek que incentivou as grandes multinacionais a se instalarem no Brasil temos um cenário de mercado muito mais competitivo que foi acentuado ainda mais em de junho de 1994 com a implantação do Plano Real que reduziu a inflação e gerou um aumento do poder aquisitivo e promoveu um aumento do consumo no país.

As organizações desde então estão em constante busca das melhores estratégias para se sobressaírem nesse mercado com  empresas cada vez mais preparadas para competir em seus respectivos segmentos.

Esse estudo é de fundamental importância porque aborda assuntos de suma necessidade para qualquer empresa, rede ou grupo que queira de alguma forma expandir seus negócios , quer seja através de aquisição de novas empresas ou redes, ou de ampliação de um único negócio pois, aborda aspectos relevantes para a escolha das estratégias de atuação através da análise atual de uma empresa de médio porte que já está bem instalada no seu segmento de mercado e tem potencial de crescimento, no entanto, lhe falta implementação estratégica para isso.

Essa análise visa avaliar de que forma essa pequena empresa vem atuando, quais seus pontos fortes e fracos, o motivo que a tem feito se destacar no mercado regional para aproveitar todo esse conhecimento na criação, produção e lançamento de uma nova linha de produtos que levará a marca Q’BARATO. Pretendemos estabelecer a vantagem competitiva  nesse seguimento  através das análises nas áreas  Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental, Planejamento Estratégico e Matemática Financeira .  


DESENVOLVIMENTO

EMPRESA PESQUISADA: Natureza & Saúde

MUNÍCIPIO : Vitória da Conquista – BA

INFORMAÇÃO ADICIONAL: Empresa de pequeno porte que vem crescendo ao longo de alguns anos e conquistando novos clientes em pequenos munícipios ao redor de Vitória da Conquista.

RAMO DE ATIVIDADE : Produção de produtos alimentícios especificamente pães, bolos e bolachas enriquecidos com grãos e cereais entre outros derivados que buscam atender à demanda de uma clientela preocupada com a alimentação mais saudável e que é distribuído através de padarias, supermercados, mercearias e conveniências.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 250 funcionários

2.1 ASPECTO RECURSOS HUMANOS

A empresa possui um setor de Recursos Humanos organizado enfatizado na Gestão de Talentos e valorização do Capital Intelectual.  

2.1.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O recrutamento é feito de forma mista. Através de empresas de consultoria e também é aplicado o recrutamento interno quando a vaga a ser preenchida permite o aproveitamento de talentos de dentro da empresa. Em alguns casos também é feita contratação por meio de indicação desde que o candidato indicado atenda aos requisitos da vaga e se saia bem no processo de seleção.

As técnicas de seleção são a entrevista padronizada apenas nas perguntas dando oportunidade para um conhecimento melhor num primeiro momento e entrevista de investigação da competência. Além disso também se faz uso de algumas dinâmicas para aprofundar o conhecimento com o candidato nesse primeiro contato.

Quando se trata de desligamento costuma ser feita uma entrevista de desligamento tanto para os funcionários demitidos como para os que pediram demissão. Isso ocorre em média após 7 dias do desligamento em local reservado e pelo profissional de Recursos Humanos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com