TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PUBLICA: CORRUPÇÃO E PRIVILÉGIOS

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO PUBLICA: CORRUPÇÃO E PRIVILÉGIOS 

TEMA l – GESTÃO PUBLICA: CAUSAS E FEITOS DA CORRUPÇÃO E COMO

COMBÂTE-LA

PARTE II

3) Análise:

A corrupção foi associada pela Antiguidade Clássica (Grega e Romana) como algo que ocorre putrefação (apodrecimento), que destrói, se corrompe e degenera. No Brasil, ela tem sido um fator cultural, desde a época da colonização, eram oferecidos privilégios e cargos para aqueles que abandonaram o Corte de Portugal para estarem em nosso país, como pagamento de propina e ganho de postos.

Atualmente, o que automaticamente é associado à corrupção é a política, os motivos são as frequentes práticas que favorecem aqueles que estão dentro desse meio, e que mesmo que notáveis essas práticas, não há nenhum manifesto que pune ou impede as atitudes ilícitas. Mas, de certo modo, o corrupto é tolerado, onde indiretamente ocorre uma aceitação da sociedade, que associa e afirma fazer parte o ato de corrupção para todos aqueles que se envolvem com a política, o que também é um fator cultural, pois desde a colonização Portuguesa, o povo brasileiro lida com líderes políticos corrompidos.

Em meio a diversos países, a posição do Brasil vem piorando de acordo com o ranking da Transparência Internacional, que avalia a corrupção de 180 países. O país vem ocupando a posição 105º com 35 pontos no IPC (Índice de Percepção da Corrupção), um recuo e o pior resultado desde 2012.

Para uma melhor visualização, na tabela abaixo encontramos as dez melhores e as dez piores posições no ranking e suas pontuações, onde encontramos uma diferença de 53 pontos entre o Brasil e a Dinamarca, que ocupa o primeiro lugar de menos corrupto, e uma diferença de 78 pontos entre a Dinamarca e a Somália que atualmente com 10 pontos, está na posição de país mais corrupto:

MELHORES:                                                   PIORES:

DINAMARCA

88 pontos

SOMÁLIA

180º

10 pontos

NOVA ZELÂNDIA

87 pontos

SÍRIA

178º

13 pontos

FILÂNDIA

85 pontos

SUDÃO DO SUL

178º

13 pontos

SINGAPURA

85 pontos

IÉMEN

176º

14 pontos

SUÉCIA

85 pontos

COREIA DO NORTE

176º

14 pontos

SUÍÇA

85 pontos

            SUDÃO

172º

16 pontos

NORUEGA

84 pontos

GUINÉ-BISSAU

172º

16 pontos

HOLANDA

82 pontos

GUINÉ-EQUATORIAL

172º

16 pontos

CANADA

81 pontos

AFEGANISTÃO

172º

16 pontos

LUXEMBURGO

10º

81 pontos

LÍBIA

170º

17 pontos

4) Causas Da Corrupção: 

[pic 1]

5) Efeitos Da Corrupção:

A corrupção é um gerador de diversos efeitos e consequências, todos danosos, como exemplo o prejuízo, a corrupção abre um buraco na economia de um país, gerando um acumulo de dívidas aparentemente não solucionáveis,  o que gera a perda de outros países como aliados e investidores, também temos como dano a desonestidade no meio político, onde aqueles que entram com honestidade nele são corrompidos, muitas vezes sobre ameaças que os levam a cometer o ato da corrupção, e outro dado é a desigualdade social, onde o desemprego cresce, impostos aumentam e instituições como as de saúde e a educação perdem investimentos. A Líbia, atualmente ocupando um dos primeiros lugares no ranking de países mais corruptos do IBC, teve como reflexo de anos de abusos dos privilégios públicos, entrar em guerra.

É impossível a corrupção ser inexistente em um país, mas naqueles que ela se sobressai, como no Brasil, suas consequências acabam impedindo que o país, mesmo com grande potencial, avance e evolua, sua visibilidade internacional é prejudicada e sua sociedade é descontente, onde muitos vivem em situações de pobreza e precariedade e outros com privilégios extremos e desnecessários.

6) Monitoramento Dos Combates Da Corrupção:

A Dinamarca, hoje o país menos corrupto no ranking do IBC, se empenha há 350 anos para combater a corrupção, tudo começou quando o país estava para perder o reinado para Suécia no século 17 e perceberam que era necessário administrar melhor seus privilégios e impostos. Assim como na Nova Zelândia e na Finlândia, que estão em segundo e terceiro lugar de países menos corruptos, a administração é monitorada das seguintes formas: diminuição de regalias políticas, diminuição nos beneficiamentos dos setores públicos, transparência, policiamento preparado, código criminal que proíbe o abuso do poder públicos, eficiência na Ouvidoria Parlamentar e a perseverança para combater a corrupção. 

Se formos fazer uma análise comparativa com o Brasil, podemos encontrar um país que contraria todas as formas de combate a corrupção, temos enormes regalias políticas, onde o dinheiro público é utilizado abusadamente e particularmente, da mesma forma os beneficiamentos dos setores públicos são abusivos e particulares, com indicações de cargos irresponsáveis, onde na Dinamarca a abertura para indicações é pequena e a antiga gestão quase sempre mantida, a questão da transparência vem melhorado no Brasil, apesar de estar longe de ser completa, mas algumas coisas estão deixando de ser encobertas. Temos um policiamento também corrompido pela corrupção e uma sociedade que não confia no mesmo, apesar de termos leis com a intenção de proibir o abuso dos poderes públicos, há diversas brechas que são aberturas para não haver consequências, para começar o combate à corrupção no Brasil, é preciso ter o interesse para que isso ocorra de forma eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com