TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E OS MERCADOS DE TRABALHO

Por:   •  31/3/2017  •  Artigo  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                                                                                      TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1][pic 2]

                                     

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

PÓLO

2016

ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO

QUAL O MAIS CORRETO?

INTRODUÇÃO

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico, com evoluções diversificadas dos meios de comunicação. A globalização favorece a interação entre as pessoas e ao mesmo tempo modifica as estruturas, processos e culturas das organizações. Por isso, saber negociar em um mundo globalizado é imprescindível.

O negociador deve estar bem informado em relação à sí e a outra cultura. Sobretudo antes de iniciar o processo de negociação, deve-se fazer um levantamento de informações, saber quais poderes e aspectos culturais o outro detém.

Este trabalho irá abordar os quatro estilos de negociadores de (JUNQUEIRA), saber em qual estilo o negociador se encaixa é fundamental para se obter êxito nas negociações, o negociador deverá saber o momento certo de questionar, ouvir, avaliar e ponderar as propostas da outra parte.

NEGOCIAÇÃO

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995: 12).

Negociar significa Persuardir, a negociação é portanto um processo de comunicação em que o objetivo central é chegar a um acordo mútuo sobre os interesses, necessidades e desejos das partes envolvidas. No processo de negociações ambas as partes devem estar satisfeitas com o resultado final.

Quando o negociador conhece suas caracteristicas, passa a conhecer quais os seus pontos fracos e fortes, utiliza meios estratégicos para potencializar suas habilidades ou para melhorar seus pontos fracos, colocando em evidência seu desempenho como negociador para ajudar no processo.

ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO IDENTIFICADOS POR JUNQUEIRA

São eles: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico.

  1. CATALISADOR:

Estilo criativo e orientado por ideias, por isso tende a ser muito empreendedor uma vez que apresenta grandes projetos. Pessoas com este estilo são persuasivas e influenciadoras, costumam usar suas habilidades para chamar a atencão das pessoas para seus projetos, conseguindo assim alcancar objetivos.

Este profissional necessita ser reconhecido por suas qualidades e ações.

O lado negativo é que profissionais com este estilo pode ser visto ou considerado como superficial e fantasioso em suas decisões e ações, pois costuma prometer coisas e traçar metas que não pode cumprir.

  1. APOIADOR:

Estilo voltado para relacionamentos. Este profissional está sempre à frente de qualquer trabalho, pois gosta de trabalhar em grupo e, dar apoio a outras pessoas. É visto como uma pessoa amável, confiável, compreensiva e bom ouvinte por isso, busca a aprovação de terceiros tendendo a construir laços de amizade. Não gostam de ferir e nem magoar os outros, busca alguém que o aceite sem julgamentos prévios.

O lado negativo desse estilo é que este profissional pode apresentar dificuldade para dizer não, podendo concordar com algo sobtensão e depois não cumprir e evitando conflitos para conservar a harmonia na negociação.

  1. CONTROLADOR:

Designado por dirigente, diretivo e realizador. Por preocupar-se com o uso do tempo, toma decisões rapidamente, preocupa-se com redução de custos, valoriza os resultados e cumprimentos de metas, assumindo ríscos calculados e promovendo discussões objetivas. Por possuir essas características é visto como insensível e prepotente. Suas maiores necessidades estão vinculadas á realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (65.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com