TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Economia e Mercado, Legislação e Normas em Segurança do Trabalho e Matemática Aplicada

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 10

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

GUARAPARI ES/2019

Nº.

NOME

RA

01

ROBERTO STOCKLER SIMÕES

1934902

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

A Metran, com clínicas em Anchieta ES e Guarapari ES, vem se consolidando como referência em Saúde e Segurança do Trabalho na região centro sul do Espírito Santo. Com início de suas atividades em Anchieta, tinha na Samarco e suas empreiteiras sua principal fonte de renda. Com o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana MG, e a paralisação das atividades da Samarco, houve a necessidade de expansão, culminando com a abertura da primeira filial em Guarapari ES.

A expansão veio em boa hora. Com a implantação do eSocial, a demanda por serviços de SST vem aumentando. À partir de janeiro de 2018, toda empresa com fins lucrativos terá a obrigação de informar suas ações de SST no novo sistema do governo, criando uma oportunidade única de crescimento para as empresas do setor.

Ciente de suas limitações, a Metran está em processo de mudança, reformulando seus sistemas e se preparando para a abertura de mais duas clínicas. Em seu projeto, a Metran tem, como meta, abrir clínicas em todo o Espírito Santo, com o objetivo de que nenhum trabalhador necessite de andar mais que 50 km para ser atendido em um de seus estabelecimentos.

Toda essa transformação e vontade de crescer, tornam a Metran um excelente objeto de estudo. Esse trabalho tem por objetivo analisar a situação atual e futura da empresa no que se refere aos fundamentos administrativos, comunicação empresarial e técnicas de informática, criando um diagnóstico atual e projetando melhorias que propiciem que a Metran atinja seus objetivos. Para tanto, a empresa foi acompanhada por uma semana, sendo observado os seus processos internos e toda a infraestrutura existente.


  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
  1. Apresentação da Empresa:

Nome:

Clínica Metran

Setor de Atuação:

Clínicas Medicas & Segurança e Saúde no Trabalho

Portfólio de Produtos:

Consultas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, estética, fonoaudiologia, medicina do trabalho, neurologia, nutrologia, otorrinolaringologia, peneumologia, psicologia e psiquiatria; Exames diagnósticos de acuidade visual, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, exames laboratoriais, exames radiológicos e mapeamento cerebral; Confecção de documentos, programas e laudos de SST - Saúde e Segurança do Trabalho como  AET, CAT, Laudo PNE, LTCAT, PAE, PCA, PCMAT, PCMSO, PGR, PPP, PPR, PPRA, PROERGO e Prontuário NR-20; Avaliações das condições ambientais de trabalho como Calor/Frio, Fumos, Luminosidade, Poeiras, Ruídos, Vapores de hidrocarbonetos e Vibração.

Principais Concorrentes:

Atlas, Consult, Guaramet, Medcenter, Medic Mais, Medical Center, Medsemear, Sindicig e Topmedi

Porte:

Faturamento:

Aproximadamente R$960.000,00 bruto anual

Número de Clientes:

Aproximadamente 2000 empresas e mais de 15.000 pessoas atendidas anualmente

Quantidade de Instalações:

2

Localizações:

Av. Rauta, 526, Loja Térreo, Centro, Anchieta ES                         Rua Francisco Vieira Passos, 59, Muquiçaba, Guarapari ES

Número de Colaboradores:

39, sendo: 02 sócios, 11 colaboradores com registro em carteira, 13 profissionais autônomos contratados (médicos, psicólogos, Técnicos e Engenheiros) e 13 colaboradores terceirizados (manutenção de estruturas e equipamentos, coletas e análises laboratoriais, laudos a distância e marketing).

  1. Missão. Visão e Valores:
  1. Missão:

Prestar serviços com excelência na área de Saúde Ocupacional gerando valor e crescimento continuo a nossos clientes e parceiros, embasando na Qualidade de Vida de seus colaboradores.

  1. Visão:

Ser referência em Saúde e Gestão Ocupacional no estado do Espírito Santo e reconhecido pela qualidade e inovação nos serviços prestados.

  1. Valores:

Qualidade, Agilidade, Cumprimento de Prazos, Trabalho em Equipe, Respeito ao Colaborador e Ética.

  1. Modelo de Gestão da Empresa

Com o acompanhamento do dia a dia da empresa, pode-se constatar que, embora esteja em um período de reorganização interna, buscando aumentar a influência da escola clássica, adotando uma definição mais clara da divisão do trabalho, criando POP’s - Procedimentos Operacionais Padrão para cada setor, e definindo a autoridade e responsabilidade de cada cargo, a empresa ainda sofre grande influência da abordagem humanística, possuindo uma organização muito informal, existindo, por parte dos colaboradores, uma grande oposição às mudanças propostas pela gestão.

Os colaboradores ainda estabelecem os seus próprios padrões de desempenho e de trabalho, inexistindo uma unificação de metodologias e procedimentos e a gestão corrige os abusos e desvios por meio da manipulação humana através de táticas sutis de comunicação (pequenas broncas ou elogios individuais) e dinâmicas de grupo.

As relações de associação ou dissociações na equipe estão diretamente ligadas aos resultados obtidos. Associações de pessoas por simpatia e/ou identificação e os antagonismos e conflitos por diferenças insuportáveis no convívio influenciam diretamente na sua produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com