TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica: Destaque na Época da Primeira Guerra Mundial

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Geopolítica

  1. Situe o significado da Belle Epoque em destaque na época da Primeira Guerra Mundial
  2. Na avaliação do vídeo, quais foram as razões preponderantes da Primeira Guerra Mundial. O significado de Nacionalismo e Patriotismo, quais as diferenças e o que era incitado nesses momentos?
  3. O que eram os Estados autônomos, quais os povos que buscavam essas saídas e quais as razões que essa ação era pensada.
  4. Quais as rivalidades que reinavam entre os Países dominantes
  5. Fale sobre a Guerra Franco-Prussiana
  6. Triplice aliança e Triplice entende, quais os países que a compunham e quais suas reais intenções
  7. Tratado de Versalhes e o Tratado de San Germain. O que existe de comum entre os dois tratados? E do que tratam eles?
  8. Pelo que você está assistindo qual foi a causa relevante que determinou a  Grande Guerra Mundial
  9. Segunda Guerra Mundial traz muitos avanços, entenda e transcreva
  10. Quais eram os objetivos de Hitler na 2ª Guerra Mundial
  11. O que acontece com a Grande Depressão intercalada entre a 1ª e a 2ª Grande Guerra Mundial e quais as 2 correntes que daí surgem?

Qual a importância da Vodka na Russia, qual a sua influência?

  1. Belle Epoque ou Bela época foi um período de transformações culturais na Europa foi um período de inovação e paz entre os países europeus onde invenções se tornavam mais fáceis de serem feitas, dentre elas podemos citar o Automóvel, a Fotografia, construção da torre Eiffel e o Museu das luzes.
  2. Na avaliação do vídeo diversos fatores territoriais e econômicos levaram a um princípio de conflito ocorrer podemos citar por exemplo o investimento feito pela Alemanha no seu setor marítimo, setor que era dominado mundialmente pela Inglaterra, e também podemos citar as disputas de territórios africanos e asiáticos pelos países europeus, com diversos fatores ocorrendo, apenas precisavam de uma ‘’chama no pavio’’ para o início da guerra e foi com a morte de Francisco Ferdinando que a guerra se inicia, A diferença de Nacionalismo para Patriotismo é que no Nacionalismo o que pesa é o sentimento de pertencimento à uma etnia ou um povo e o patriotismo é o amor ao símbolos do País e assim nós podíamos ver muitos povos que não possuíam países queriam formar estados autônomos
  1. Estados Autônomos era a independência que os povos buscavam para sua nação os povos que buscavam essa independência era os Croatas, Romenos, Húngaros e muitas outras etnias.
  2. A Alemanha tinha conflito com a Europa inteira praticamente, podemos citar primeiro a França, na qual as mesmas já tinham passado pela Guerra Franco-Prussiana na qual ela tirou da França o território da Alsácia-Lorena, além disso a Alemanha também nutria uma rivalidade com a Inglaterra pois desde a revolução indústria a Inglaterra era a maior potência industrial do mundo, e quando a Alemanha se unificou ela começou a investir muito no seu setor industrial e também no seu setor marítimo onde era dominado pela Inglaterra e foi assim que surgiu uma rivalidade no comercio mundial. E também podemos falar da Rússia a Rússia era uma grande inimiga do império Turco-Otomano e do Império Austro-húngaro pois a Rússia era defensora do Pan-Eslavismo a mesma queria unificar todos os povos Eslavos em um só país só, A Sérvia também estava do lado da Rússia nessa ideia de Pan-Eslavismo.

Assim nós tínhamos a Tríplice Aliança formada por Alemanha, Áustria e Hungria e inicialmente Itália e do outro lado tínhamos a Tríplice Entente

Formada por França, Inglaterra e Rússia e depois Itália.

  1. A guerra franco-prussiana foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia, que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida pelo chanceler prussiano Otto von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha. Em oposição, o imperador francês Napoleão III tinha como objetivo reconquistar o prestígio perdido interna e externamente, depois de inúmeros reveses político-diplomáticos. O poderio militar prussiano também constituía uma ameaça à supremacia francesa no continente europeu.
  2. A Tríplice Aliança era formada por Alemanha, Áustria e Hungria e inicialmente Itália e do outro lado tínhamos a Tríplice Entente

Formada por França, Inglaterra e Rússia e depois Itália. O principal objetivo da Tríplice Aliança era construir uma barreira político-militar que isolasse a França na Europa Ocidental. Já a Tríplice Entente tinha como objetivo a fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança.

  1. O Tratado de Versalhes O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente. Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

Já o Tratado de Saint-Germain foi um Tratado de paz acordado entre os Aliados e a Áustria depois da I Guerra Mundial, assinado em Saint-Germain-en-Laye, em França, a 10 de setembro de 1919. Este tratado exigia da Áustria, o último reduto do Império Austro-Húngaro, o reconhecimento da soberania da Hungria, a cedência de territórios ao reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que depois tomou o nome de Jugoslávia, à Checoslováquia, Polónia, Roménia e Itália, e também a aceitação dos regulamentos que obrigavam a respeitar as minorias étnicas dentro das fronteiras austríacas.
As cláusulas militares permitiram à Áustria um exército voluntário de 30.000 homens, mas a Marinha austro-húngara foi destruída e distribuída entre os Aliados. Foram igualmente estabelecidas compensações económicas pelos prejuízos causados pela guerra, embora o dinheiro nunca tenha sido pago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com