TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento das Atividades de Produção em Empresa Têxtil

Por:   •  13/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

André Henrique Alves Santos, Danielle Souza do Nascimento Melo e

Lucas da Costa Cabral.

Gerenciamento das Atividades de Produção em Empresa Têxtil

Caruaru

2015

André Henrique Alves Santos, Danielle Souza do Nascimento Melo e

Lucas da Costa Cabral.

Gerenciamento das Atividades de Produção em Empresa Têxtil

Projeto de Pesquisa ao Curso de Engenharia de Produção do Centro UniFavip Devry sob orientação da Professora Kywza Fideles.

Caruaru

2015

Resumo

O Planejamento e Controle da Produção, incide em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Consequentemente existe um sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas e programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho), qual o esboço da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo.

Dentro deste conceito, delimitou-se o tema apresentado, onde será problematizado os impactos que as empresas têxteis da região do Agreste de Pernambuco trazem para a sustentabilidade, sendo assim, em seguida serão apresentados alguns conceitos.

A indústria têxtil pernambucana possui importante potencialidade de expansão, devido à dimensão do mercado de consumo e à inserção de milhares de novos consumidores provocada pela melhoria e estabilidade da economia. As cidades que ganham destaque nesse setor são Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, conhecida como a Capital do Jeans.

O crescimento econômico do Setor Têxtil é inevitável e junto com seu avanço segue uma série problemas que deve ser enfrentada de maneira sustentável, ou seja, deve haver uma harmonia entre o desenvolvimento da economia, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade devem andar juntas.

De acordo com o Relatório Setorial da Indústria Têxtil publicado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (2012, p.12) “a sustentabilidade é fator crítico para a diferenciação competitiva do setor no ambiente global”. Segundo Tachizawa (2003, p. 76) “as organizações que tomarem decisões estratégicas integradas à questão ambiental e ecológica conseguirão significativas vantagens competitivas”. Contudo a gestão ambiental torna-se um importante órgão gerencial para combater os grandes os desafios que devem ser assumidos pelos gestores que buscam integrar em sua estratégia questões de sustentabilidade.

Palavras Chave: Produção, sustentabilidade, têxtil, gerenciamento.

Introdução

O gerenciamento em qualquer ramo trabalhista ou empresarial, tem tido um papel importante para o sistema organizacional de empresas, tratando assim de uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento destas tais empresas. Posteriormente, as atividades de produção têm total ligação com o gerenciamento, definindo um conjunto, que acarretam na supervalorização de sucesso profissional.

As empresas têxteis têm uma grande influência no mercado atual, estas dispõem deste conjunto de ferramentas operacionais, que trazem para sua produção, bem como, para seu sistema organizacional um perceptível resultado. No entanto, a preocupação em relação ao contexto dos graves problemas ambientais, bem como a consequente mobilização e a organização social em torno do assunto, tem feito com que o conceito de desenvolvimento sustentável tenha se tornado vital para a compreensão da necessidade da obtenção de um desenvolvimento que considere o homem, a natureza e sua preservação.

Considerando, um entre os diversos ramos empresariais, as indústrias têxteis do Agreste de Pernambuco, apresenta um amplo ciclo de produção com diversas etapas, que formula o modo de produção ágil e detalhado, trazendo assim, a preocupação no acompanhamento da sustentabilidade de suas empresas.

Enfrentar os desafios que a gestão socioambiental traz aos gestores não é tarefa fácil visto que a transição para o desenvolvimento sustentável se inicia a partir da administração de crises, que exige mudanças de paradigma (SACHS, 2006).

O crescimento sustentável das organizações tem obtido importância relevante, nos tempos atuais. As empresas que adotam padrões de sustentabilidade, equilibrando aspectos econômicos, sociais e ambientais, tendem a ganhar vantagem competitiva no novo ambiente que está se formando. Esse novo ambiente pode ser caracterizado pela expectativa do consumidor em interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável (TACHIZAWA, 2003).

Objetivos

Objetivos Gerais

  • Analisar o processo de atividades, gestão e resultados na indústria têxtil, identificando as informações que definem o processo de gerenciamento. Bem como, conhecer as ferramentas que as empresas do Agreste Pernambucano utilizam para dar continuidade a sustentabilidade no meio ambiente.

 Objetivos Específicos

  • Mapear o processo de produção.
  • Avaliar a eficiência e eficácia das atividades desempenhadas (mensuração e desempenho).
  • Identificar as novas atividades que possam contribuir para a melhoria do desempenho da empresa no futuro (gestão de investimento).

Justificativa

É fundamental o uso do gerenciamento das atividades de produção em empresas têxteis, pois os diversos passos para chegar ao público alvo são extensos e abrangentes, exigindo assim, a forma mais cautelosa de acompanhamento específico para cada etapa. Além disso, o sistema organizacional de qualquer empresa, requer um detalhamento estruturado dos processos que a mesma dispõe para que os resultados obtidos sejam de qualidade e bem-sucedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com