TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estratégica

Por:   •  9/9/2016  •  Resenha  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Estratégica

O autor Calixta Tavares, Mauro em seu livro Gestão Estratégica(2000),  afirma que “ A gestão estratégica surgiu com o sentido de superar um dos principais problemas apresentados pelo planejamento estratégico: o de sua implementação” (Tavares, 2000, p. 32).

A gestão estratégica, é algo de extrema importância e que pode definir o o presente e/ou futuro de uma empresa que queira se diferenciar.  No entanto, existem diversas questôes que podem vir a dificultar, atrapalhar ou impedir sua implementação na organização.

“Entre as causas apontadas para esse ocorrência, esta sua dissossiação da realidade organizacional” (Tavares, 2000, p. 32).  Ou seja  a partir do momento que os executivos da empresa contrata consultores externos para a elaboração do planejamento, esses ficavam isentos da responsabilidade de sua implementação.

A maioria dessas dificuldades para implementação estão ligadas praticamente no fator cultural das organizações, que por sua vez , pouco são notadas pelos seus executivos, ou até mesmo esse fator citado não é levado em consideração como deveria na hora da implementação da estratégia.

Somente criar a estratégia não garante que ela será realizada ou, se vier a ser, não assegura que será  bem executada . Existem várias ações importantes para tirar a estratégia do papel. A seguir serão citados alguns dos possíveis problemas para implementar a gestão estratégica nas empresas.

Fatores culturais que variam desde a resistência a mudança, falta de capacitação gerencial até a falta de cooperação entre equipes. Fatores relacionados ao processo: falta de recursos para sua implentação; enfoque nos sintomas e não nas causas dos problemas; ausência ou falha na leitura ambiental. E também os fatores relacionados ao sistema de apoio: ausência da prática do aprendizado organizacional; falta de informaçôes apropriadas ao processo decisório.

“A gestão estratégica procura reunir o planejamento estratégico e administração em um único processo” (Tavares, 2000, p, 33).

 Ou seja, visa garantir que as mudanças organizacionais necessárias para sua implementação sejam efetivamente bem executadas, com a participação de todos os níveis organizacionais(gerencial, estratégico e operacional) envolvidos em seu processo decisório.

Com a grande competitividade entre as empresas, tornou-se comum a elaboração e a implantação de estratégias para obtenção de  vantagem competitiva, visando alcançar objetivos e metas. Mas, para isso ocorrer com sucesso é necessário que todos na organização gerem esforços e esses esforços se difundam por toda organanização, não ficando restrito apenas ao nível estratégico, que as criou, e sim  ao demais níveis organizacionais.

A chance de sucesso consequentemente aumenta com a capacidade da organização em eliminar barreiras existentes.

“Corresponde, assim, ao conjunto de atividades planejadas e intencionais, estratégicas e organizacionais, que visa integrar a capacidade interna ao ambiente externo” (Tavares, 2000, p, 33).

Uma organização pode ter várias alternativas estratégicas ao seu dispor, mas  para isso é necessária uma análise cautelosa do seu ambiente externo, como também dos seus concorrentes.

 “A implementação de estratégias abrange o tipo de posicionamento externo pretendido a adequação interna mais apropriada para esse posicionamento” (Tavares, 2000, p, 346).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com