TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao comercial

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]UNIDADE I – TAUBATÉ/SP

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

         

PROINTER II

RELATORIO PARCIAL E RELATORIO FINAL

NOME DA DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II).

NOME

GEOVANE FILIPE FERREIRA

RA

2803850611


TUTOR EAD: Elaine Oliveira Foster Reis        

TAUBATÉ

2015

UNIVERSIDADE ANANHANGUERA – TAUBATÉ UNIDADE I

PROINTER II

RELATORIO PARCIAL E RELATORIO FINAL

TAUBATÉ/SP

2015

SUMÁRIO

RELATORIO PARCIAL – RELATORIO FINAL

Situação pesquisada

Página 4

Considerações finais

Página 6

Resumo

Página 7

Introdução

Página 7

Referências bibliográficas

Página 9

RELATORIO PARCIAL

SITUAÇÃO PESQUISADA

As organizações vêm modificando seus modelos de negócios com base no tripé da sustentabilidade:
* Econômica (Vantagem competitiva, foco, mercado, resultado, estratégia de negócios);
* Ambiental (Tecnologias limpas, reciclagem, atendimento às legislações, produtos ecologicamente corretos, impactos ambientais);
* Social (Assumir responsabilidade social, suporte no crescimento das comunidades, compromisso com o desenvolvimento dos RH, projetos e participações em projetos de cunho social), na criação de produtos e serviços que contribuem para a melhoria da performance socioambiental do seu público.
O enfoque na sustentabilidade no âmbito corporativo é muito importante porque as organizações representadas pelos seus sistemas de produção, vendas e distribuição até o consumidor final produzem impactos em toda a sociedade em seu entorno. Por isso a importância das organizações prestar contas dos impactos de suas atividades na sociedade de forma transparente e responsável. Para prestar conta desses impactos essas organizações precisam desenvolver uma visão sistêmica de seus negócios, de tal forma que demonstrem que está realmente comprometida com preservação e conservação do meio ambiente e desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse modelo de sustentabilidade empresarial proposto pode ser compreendido à luz das diretrizes internacionais do Global Reporting Interactive – GRI, adotadas para elaboração de relatórios de sustentabilidade de grupos empresariais.
E as empresas são incentivadas a relatar: Seu perfil, forma de gestão e seus indicadores de desempenho. De acordo com o GRI, esses indicadores de desempenho são utilizados para mensurar os impactos das organizações quanto aos sistemas sociais que operam, sua presença no mercado e suas responsabilidades, bem como aqueles relativos aos gastos com a preservação ambiental e como os produtos e serviços o afetam.
A Responsabilidade Social nas empresas teve seu início na década de 60, nos EUA, época em que este país, assim como outros desenvolvidos, ainda não convivia com a gravidade dos problemas de ordem social atual, sendo motivado por uma maior conscientização de grupos da sociedade, frente à decadência de grandes centros urbanos, o aumento dos problemas ambientais, e o movimento contra o consumo inconsequente e desenfreado.
A cada ano que passa a progressiva consolidação do processo de globalização econômica, torna o ambiente empresarial mais competitivo. E nesse processo tem fundamentação de princípios éticos, tenderá a ser gradativamente diminuído, e as mesmas poderão estar fadadas a serem excluídas do mercado, pois a ideia deque a razão de existir de uma empresa é somente gerar lucros aos seus acionistas, está sendo questionada, e contagiando o cenário empresarial brasileiro.
Está em evidencia que um posicionamento socialmente responsável é um diferencial competitivo que traz bons resultados, nos últimos anos, esta ideia tornou-se uma questão estratégica, financeira e de sobrevivência para muitas organizações no país.
Empresa não é uma questão separada do meio ambiente. A empresa é uma questão central do meio ambiente. As formas como fazemos negócios refletem aquilo em que acreditamos e o que valorizamos. A empresa é também a força contemporânea mais poderosa de que dispomos para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. (KINLAW, 1997)
No entanto tem que ter a forma de gestão ética e transparente, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo. Uma organização voltada para o desenvolvimento sustentável planeia nos seus negócios um horizonte multidimensional, que engloba e asseguram os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, na medida em que todos fazem parte de um sistema de obtenção de uma economia solidária.
O grande mérito de se trabalhar a Responsabilidade Social e Ambiental dentro das organizações, é criar uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, consequentemente, atinja maiores níveis de sucesso.
A responsabilidade dentro das organizações frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades, dessa forma, uma empresa que possua um modelo de Gestão Ambiental já está correlacionada à responsabilidade social. Tais eventos irão de certa forma interagir com as tomadas de decisões da empresa, tendo total importância na estratégia empresarial.
Assim, a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. Aplicando assim as normas ISSO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:
ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada.
ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação.
ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes.
A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente ,consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Os investimentos destinados a Gestão Ambiental e a consciência da Responsabilidade Social pelas empresas são aspectos que fortalecem a imagem positiva das organizações diante dos mercados em que atuam dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com