TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao comercial

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CAXIAS DO SUL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

LUCAS TELES DA ROSA DOURADO - RA: 9573428129                                                                                  RAPHAEL DOS SANTOS BENITES - RA: 9612510478                                                                                                                      VICTOR HUGO TELLES DA ROZA - RA: 9573422998

DESAFIO PROFISSIONAL:

GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJO

ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA

COMÉRCIO ELETRÔNICO

CAXIAS DO SUL - RS

2015


SUMÁRIO

  1.  PASSO 1............................................................................................................2
  2.  PASSO 2............................................................................................................4
  3.  PASSO 3............................................................................................................8
  4.  PASSO 4..........................................................................................................11
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................13
  1. Passo 1.

Por que o negócio KALUNGA é considerado um varejo?

Hoje é a maior distribuidora de suprimentos para escritório, informática e papelaria do País, e a única empresa desse mercado a atuar em todos os canais de vendas: lojas físicas, loja virtual, contrato corporativo e televendas. Varejo é atividade sobre o processo de venda de produtos ou serviço para atender uma necessidade pessoal do consumidor.

Quais são as propostas de valor da KALUNGA?

Em paralelo à oferta de produtos de qualidade, a preços mais baixos e as melhores condições de pagamento do mercado, a Kalunga aprimora cada vez mais a prestação de serviços. Com a missão de acompanhar a evolução da educação e dos escritórios do País, desde a sua fundação, a Kalunga oferece mais de 11 mil itens dos principais fabricantes nacionais e internacionais. Desde cadernos ou lápis até os mais modernos softwares e hardwares para equipar o escritório, seja do profissional liberal prestador de serviços, desenvolvido pela Ka Solution, empresa de suporte tecnológico do Grupo Kalunga, o programa incorpora vários serviços, conforme os interesses do cliente.

Vale destacar também alguns serviços da Kalunga disponíveis pela internet, como o Shopping Express, a Garantia Estendida, promoção Leve Mais por Menos, Combo, o Busca de Cartuchos, o Acompanhe seu Pedido, a Cotação On line e o Kalunga no Iphone, entre outros. Por meio do kalunga.com, o cliente pode acessar o conteúdo editorial da Revista Kalunga, o mais importante meio de comunicação da empresa com o mercado.

Como a KALUNGA se utiliza de seus serviços para se diferenciar no mercado?  

A diversificação nesta área começa no momento da compra (pessoalmente na loja, quando o cliente escolhe o produto na gôndola) ou por telefone e Internet, até o instante em que ele recebe (entre 24 e 48 horas, de acordo com a distância) a mercadoria em sua casa. . As principais formas são: inovação e melhoria constante, tanto da qualidade, do atendimento ao cliente.

 Estratégia de custos baixos, diferenciação e custo baixa-diferenciação, e em determinados casos é possível utilizar alguma combinação dessas estratégias genéricas (estratégias múltiplas).

  1. Passo 2.

Elaboração da análise de mercado e concorrência.

         Quais são os principais concorrentes da KALUNGA?

Kalunga tem como suas principais concorrentes papelarias de grande porte como Leitura, Port, Bikas. Papelarias de pequeno porte Gimba, Mania virtual, Lupapel, Ao Carioca.

Quais desses principais concorrentes oferecem também lojas virtuais?

A empresa de grande porte que oferece loja virtual é Leitura e Port, a empresa Bikas oferece apenas telemarketing. Papelarias de pequeno porte quem oferece o serviço de loja virtual é Gimba, Mania Virtual e Ao Carioca.

         Como os principais concorrentes da KALUNGA impactam ou podem impactar sua atuação no mercado?  

A companhia cresce rapidamente e é líder isolada em seu segmento, e embora navegue praticamente sozinha no varejo de material para escritório é um mercado que tem expansão garantida à medida que novas empresas chegam ao País, especialistas ponderam que se trata de um setor relativamente limitado, em que as perspectivas de faturamento não se comparam com o de farmácias ou o de brinquedos, ambos os alvos de aquisições recentes. Não existe um varejo organizado de materiais de escritório no Brasil a maior parte desse mercado ainda está nas mãos das papelarias de pequeno porte.

Faça uma criteriosa análise das cinco forças competitivas (PORTER, 1985 apud AAKER, 2012, p. 78) que atuam sobre a loja virtual da KALUNGA. Crie uma figura representativa dessa análise.

A essência da formulação estratégica consiste em enfrentar a competição, sendo que a mesma não se manifesta apenas na existência de outros participantes, mas também na presença de clientes, fornecedores, os entrantes em potencial, e os produtos substitutos, que em conjunto, compõem as cinco forças básicas que determinam as perspectivas de lucros do setor.

Desta forma, o objetivo da estratégia empresarial consiste em encontrar uma posição na qual a empresa seja capaz de melhor se defender contra estas forças ou de influenciá-las a seu favor, sendo necessário ter o conhecimento destas pressões competitivas para a constituição da agenda estratégica.

[pic 2]

1 - Ameaça de Entrada

A seriedade da ameaça de entrada depende da expectativa dos entrantes em relação às barreiras existentes e à reação dos concorrentes, sendo menores as chances de sucesso quanto maiores forem às barreiras de entrada ou as expectativas de retaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com