TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao da inovcaçao

Por:   •  27/3/2017  •  Dissertação  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Inovação:

  1. Inovação de Produto: Consiste em modificações nos atributos do produto (ou criação de um novo modelo), com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.
  2. Inovação de Processo: Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.
  3. Inovação de Posição: É o reposicionamento da percepção de um produto ou processo já estabelecido em contexto de uso específico.
  4. Inovação de Paradigma: Ocorre quando repensamos a forma que olhamos para algo, quando mudamos o conceito de um produto, serviço ou atividade. Exemplo: Introdução de linhas aéreas de baixo custo.

As inovações podem ocorrer de duas formas:

  • Incremental: Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. Exemplo: melhorias em componentes de um produto (computador).
  • Radical: Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3.

Estágios da Inovação Descontínua:

[pic 1]

Ciclo de vida das Organizações:

[pic 2]

  • Namoro: início, apaixona-se pela ideia (empreendedor), o problema dessa fase é ficar somente nas ideias;
  • Infância: primeiras vendas, há poucos clientes e tem que se virar para vender ( negócio em estruturação. O problema pode ser a empresa não conseguir clientes e recursos para sua sobrevivência.
  • Toca toca: vai fazendo, sem planejamento, plano de contas, gerenciada de uma dmaneira não profissional, falta de posicionamento (gestão prematura). Problema: o fundador precisa entender que é preciso dar espaço ao gestor profissionalizado.
  • Adolescência: aceita gestores de RH, a empresa começa a se profissionalizar. Problema: não dá poder total aos gestores contrapondo com os fundadores. Deve conquistar a confiança. Além disso, o fundador pode deixar de fazer sua função perdendo o interesse, se afastar da empresa, não acompanhar mais o mercado, se acomodar e perder a capacidade de inovar.
  • Plenitude: boa capacidade de inovar e boa gestão, os processos estão alinhados (ex: Apple), equilíbrio dinâmico e harmonia.
  • Estabilidae: colheita dos frutos do sucesso, perdeu a capacidae de inovar, acostuma até chegar em um momento que para.
  • Aristocracia: a empresa deixa de correr riscos, a solução dos problemas é adiada. Há pensamentos como: “somos os melhores e os clientes precisam de nós”. A gestão financeira da empresa evita riscos e aprofunda em crises derivadas de pouca inovação.
  • Burocracia incipiente: não é mais capz de sobreviver no mercado.
  • Morte: falência!

“A inovação é o processo de fazer de uma oportunidade uma nova idéia e de colocá-la em uso da maneira mais ampla possível. ”

Desenvolvendo um Modelo de Estratégia de Inovação:

Estratégias para inovação: racionalistas ou incrementalistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (273.7 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com