TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao da produção na administração

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

1. Segundo a Norma NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria) quais os objetivos das auditorias? São realizadas porque razões? Como deve ser o planejamento das auditorias?

Segundo a norma NBR ISO 19011 as auditorias têm os seguintes objetivos:

Determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos do sistema da qualidade com requisitos especificados;

• Determinação da extensão da conformidade do sistema de gestão do auditado, ou partes dele, com o critério de auditoria;

• Avaliação da capacidade do sistema de gestão para assegurar a concordância com requisitos estatutários, regulamentares e contratuais;

• Avaliação da eficácia do sistema de gestão em atingir seus objetivos especificados;

• Identificação de áreas do sistema de gestão para potencial melhoria.

Normalmente tem diversas razões para serem realizadas, entre elas avaliar inicialmente um fornecedor quando se pretende estabelecer uma relação contratual ou verificar dentro de uma relação contratual se o Sistema da Qualidade do fornecedor atende aos requisitos especificados e se está sendo implementado. Outra razão seria a avaliação do Sistema da Qualidade da própria empresa baseado em uma norma de Sistema de Garantia da Qualidade.

Deve-se planejar de forma que se designe o líder, defina-se os objetivos, escopo e os critérios da auditoria, determine a viabilidade da auditoria, selecionar a equipe da auditoria, estabelecer contato inicial com o auditado.

2. Quais as diferenças entre as normas NBR ISO 19011, NBR ISO 10011-1, NBR ISO 10011-2 e NBR ISO 10011-3 para orientação?

NBR 19011: A norma fornece orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, realização de auditorias de sistema de gestão de qualidade e auditorias de sistema de gestão ambiental, como também orientação sobre a competência de auditores de sistemas de gestão da qualidade ambiental. É aplicável a todas as organizações que necessitam realizar auditorias internas ou externas de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental ou gerenciar um programa de auditoria.

NBR 10011-1: A norma estabelece os princípios básicos, critérios e práticas de uma auditoria e fornece as diretrizes para instituir, planejar, executar e documentar as auditorias de sistemas da qualidade.

NBR 10011-2: A norma fornece as orientações sobre os critérios para qualificação de auditores. Ela se aplica à seleção de auditores para execução de auditorias de sistemas da qualidade como é estabelecido na NBR ISO 10011-1.

NBR 10011-3: A norma fornece as diretrizes básicas para gerenciar os programas de auditoria de sistemas da qualidade. Ela é aplicável para o estabelecimento e manutenção de uma função de gestão do programa de auditoria na execução de auditorias de sistemas da qualidade, seguindo as recomendações dadas na NBR ISO 10011-1.

3. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), qual é a definição de auditoria?

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com