TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de mudanças nas organizações

Por:   •  9/4/2015  •  Resenha  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Mudanças nas Organizações

A Disputa esta muito mais acirrada, constantes inovações tecnológicas, ausência de recursos e clientes de maior exigência exemplificam o meio econômico cada vez mais instável e incerto a ser enfrentado pelas empresas. Para enfrentar estas exigências, as empresas necessitam ser mais inteligentes na difícil tarefa de inovar. Desenvolver ideias claras, a fim de gerar novos e satisfatórios resultados, através do seu próprio quadro de colaboradores ou até mesmo com empresas terceirizadas que atuem com este propósito de consultorias e melhorias.

Para atingir estas inovações a empresa deve tratar dois pontos internos com excelência: Cultura Organizacional e Clima Organizacional.

Cultura Organizacional, a personalidade da empresa. Apresenta os princípios, regras, normas e valores da empresa, certa vez Schein definiu cultura organizacional: “conjunto de pressupostos básicos que um grupo adquire ao aprender como lidar com seus problemas de adaptação externa e de integração interna, e que funcionam suficientemente bem a ponto de serem considerados a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.”

Nesta definição de Schein, é que os Recursos Humanos das empresas deveriam se basear, pois é na hora da entrevista com os candidatos, que deve ser questionado o maior numero possível de perguntas, a fim de conhecer as crenças e valores dos mesmos, analisando se estes se enquadram no perfil da Cultura Organizacional da empresa. Esta Cultura já esta formada e fixada em cada funcionário, pois foi desenvolvida pelos proprietários da empresa ou seus fundadores e todos que ali estão devem segui-la a rigor, sem exceções.

Clima Organizacional são as características da empresa em si, tais como o ambiente de trabalho, o profissionalismo dos colaboradores, ou seja, é um conjunto de atribuições que devem apresentar de forma visível à cultura da empresa.

Para inovar o mercado de trabalho, atribuir novas ideias e gerar resultados satisfatórios os colaboradores devem estar motivados e sentir satisfação das tarefas que são atribuídas a eles. A criatividade, a chave do sucesso das organizações as vezes esta dentro da própria empresa, todas as pessoas que ali trabalham podem despertar e desenvolver um projeto de sucesso, inovador e gerar os lucros esperados. O setor de Recurso Humano é capacitado para distinguir e desenvolver projetos específicos com os funcionários habilitados ou com pré-requisitos hábeis, para gerar resultados significativos, funcionários estes que podem apresentar inovações e criando mudanças para a empresa.

 Criar mudanças nada mais é do que a concepção de novas idéias, e inovar são as aplicações destas ideias. Mas para inovar devemos entregar este projeto da mudança a um grupo de profissionais com diferentes habilidades e experiências, o que torna necessária uma boa liderança para que haja um objetivo comum e reunião de esforços em direção ao projeto da empresa. Motivação e inovação caminham juntas, mas na hora de avaliar possuem conceitos diferentes: se para ter bons resultados com o processo de inovação dependemos de pessoas muitos motivadas, o trabalho inovador pode aumentar a satisfação das pessoas envolvidas com ele.

Talvez uma das principais preocupações do administrador, seja descobrir diariamente novas maneiras de promover a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho, com o objetivo de integrar os colaboradores aos objetivos organizacionais. A utilização do marketing junto ao público interno da organização denomina-se endomarketing. Assim como o marketing possui foco total na satisfação das necessidades dos clientes, o endomarketing faz isso com os empregados, os chamados clientes internos. A satisfação dos empregados está no aumento da capacidade organizacional para satisfazer os clientes externos. A empresa utilizando o recurso do  endomarketing, passa a alavancar  bons relacionamentos com seus colaboradores, tendo estes elevados índices de comprometimento com os objetivos e valores organizacionais; acarretando como resultado, aumento e qualidade dos bens e serviços e da produtividade de pessoas e processos, logo teremos a satisfação dos clientes externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com