TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor de empresas

Por:   •  4/6/2015  •  Dissertação  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

2 - PRINCIPAIS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO

Seja empresas grandes ou não um gestor precisa ter inúmeras habilidades para lidar com os desafios que surgem no dia a dia da companhia, desde gerir equipes e mantê-las motivadas até garantir um crescimento significativo para alcançar boa competitividade no mercado.

Para ser um gestor de sucesso o profissional precisa ter as seguintes habilidades:

1 – Adaptabilidade: Necessário que o gestor se adapte ao ambiente de qualquer empresa que ele possa a vir trabalhar e terá que saber se comunicar com qualquer tipo de pessoa.

2 – Sensibilidade nas Situações: Ele terá que ter a habilidade de perceber as particularidades de cada situação ou pessoa, além de suas tendências futuras.

3 – Interatividade: O gestor precisa conhecer a equipe que tem, procurar manter um bom relacionamento com todos os membros e se cercar com pessoas confiáveis e fazer com que ela se espelhe no chefe que tem. Conhecendo sua equipe ele é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveita-las ao máximo. Porém ele precisa ter sabedoria de conduzir seus subordinados e dar exemplo, um bom líder é o que trabalha junto com a equipe, inventiva e valoriza o esforço de cada um.

4 – Polivalência: É uma das habilidades mais importantes de um gestor, pois requer conhecimento e experiência; um gestor polivalente é capaz de administrar qualquer setor dentro da empresa, os melhores gestores são aqueles que já passaram por varias áreas distintas de uma empresa e souberam extrair o melhor de cada experiência.

5 – Ponderação: O líder se depara com gestões complexas durante sua gestão; demitir pessoas, reduzir custos e inovar serviços são um dos exemplos que passam pelo cotidiano de um gestor, são decisões que mudam o rumo da companhia e às vezes o destino das pessoas envolvidas. Portanto é necessário que o gestor saiba ponderar as melhores alternativas em cada momento, procurando sempre o melhor resultado para ele, para a companhia e os demais envolvidos.

Habilidade para um gestor de sucesso, é necessário ser o responsável por comandar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil, pois ela requer muitas habilidades que o gestor precisa ter para conseguir obter seu sucesso profissional alinhado com o crescimento da empresa. Muitos desafios estão presentes no dia-a-dia do gestor, dentre eles temos desde conseguir comandar uma equipe e deixá-la motivada para conseguir fazer seu trabalho bem feito, até traçar o planejamento que a empresa deve seguir no sentido de mercado.

3 – CONCEITOS DE EMPRESA, EMPRESÁRIO E GESTOR

Toda empresa trata-se de uma entidade integrada por elementos técnicos e humanos, que tem por objetivos de obter suas participações no mercado seja de bens ou serviços, ou seja, tudo que se faz um fator produtivo direto ou indiretamente.

3.1 – CONCEITOS DE EMPRESAS

As empresas enquadram-se de acordo com sua atividade, como por exemplo, as que tiram recursos da natureza sendo chamada de empresa do setor primário. Já as empresas de construção civil e indústria dedicada à transformação de matéria prima são empresas segundarias e as de prestação de serviços e o comercio são as empresas do setor terciário.

As entidades também podem ser classificadas também de acordo com o seu capital onde estas nas mãos de pessoas particulares no caso de empresas privadas, as que são controladas pelo estado no caso de empresa publicam, e por fim temos as empresas de autogestão onde todo o capital investido é dos trabalhadores que executam as tarefas como um todo.

Por final concluímos que todo o conceito de empresas é uma ciência social dedicada ao estudo das entidades, analisando assim como seus recursos, processos e resultados são geridos para um resultado positivo.

3.2 – EMPRESÁRIOS

Empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviço para o mercado.

De acordo com Gutton (1961) empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando diretamente ou por meio de seus representantes. O exercício profissional do empresário se refere a três pontos básicos: habitualidade, pessoalidade e a informação.

Habitualidade - Exercer as atividades de modo contínuo, não episódico ou nem esporádico;

Pessoalidade - Obrigatoriedade para a contratação de empregados para a circulação de bens e serviços.

Informação - O empresário é obrigado a conhecer os bens e serviços que oferece ao mercado bem como, informar aos possíveis consumidores devidamente. Cabe ao empresário também, articular capital, mão de obra, insumos e tecnologias visando a lucro, mesmo que esteja o objetivo para alcançar outros objetivos.

3.3 - GESTOR

Compete a um Gestor, a execução das tarefas propostas pela organização é a pessoa que interpreta os objetivos propostos pela organização através de planejamento, organização e liderança ou direção e do controle de verificação. Desenvolvem planos estratégicos e operacionais que julga ser mais eficazes. Concebe as estruturas, estabelece as regras políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos. E, por fim programa e coordena a execução através de um tipo de comando ou liderança.

Sua aplicação é mais intelectual que operacional.

Em termos hierárquicos os gestores são divididos em:

Gestores de topo;

Gestores intermédios;

Gestores de linha ou supervisores.

4 – PORQUE AS EMPRESAS SÃO CONSIDERADAS SISTEMAS ABERTO?

As empresas são consideradas sistemas abertos, porque possuem em seu processo entradas e saídas com o seu ambiente operacional. O relacionamento dinâmico com seu ambiente faz com que seja visualizada desta forma. Isto acontece porque possuem entradas e saídas.

Exemplo.

Entradas acontecem quando recebem vários insumos, transformando-os através de um processo produtivo, fazendo com que o produto ou serviço esteja à disposição para o fornecimento, ou exportação, isto consiste na saída.

Os sistemas abertos necessitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com