TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa

Relatório de pesquisa: Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  5.758 Palavras (24 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 24

1.0: Etapa

Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir seus objetivos organizacionais. Independentemente do tipo de organização, os gestores beneficiam-se quando a contabilidade fornece informações que os ajudam a planejar e a controlar as operações da organização.

Objetivo da informação contábil é ajudar na tomada de decisões. O entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais fundamentada. A contabilidade gerencial dá todo embasamento contábil para que os gestores façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.

Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

A Contabilidade é mais visualizada como um bem necessário a função financeira. Considera-se que a função contábil deve ser controlada pelo vice-presidente financeiro. Há duas diferenças básicas entre a Administração Financeira e a Contabilidade, uma se refere ao tratamento de fundos .

Das diferentes profissões que o contador pose atuar, qual você escolheria e por quê?

O Contador pode atuar em diversas funções tais como:

• Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil.

• Atuário junto a seguradoras, bancos, prefeituras, administradoras de planos de saúde.

• Auditor externo, interno e independente.

• Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc.

• Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal.

• Analista de contabilidade.

• Professor da área contábil.

• Assessor, na prestação de serviços.

• Pesquisador.

A atuação mais interessante do contador é a AUDITORIA, pois o seu principal objetivo é verificar se tem falhas na contabilidade da empresa, ou seja, é uma tarefa desafiadora, pois é feito uma radiografia da empresa para poder ajudar na tomada de decisão e sugerir novas estratégias para a empresa, se for o caso. Além de ter uma ótima remuneração

O capital necessário para a abertura da loja é de R$35.000,00.

1.1:A evolução da Contabilidade no mundo

Os primeiros sinais da contabilidade surgiram em cerca de 4.000 A.C. Entende - se que desde as épocas mais antigas os homens praticavam atos de trocas de mercadorias, com a preocupação mais simples de aumentar suas posses. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar suas riquezas.

Historicamente a contabilidade precisou de três elementos para se desenvolver: números, escrita e a existência da moeda. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. No Egito há milhares de anos, utilizava-se o papiro que deu origem aos livros contábeis. À medida que o homem começa a possuir maior quantidade de valores, passa a aumentar a preocupação em saber o quanto vai lhe render.

Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.

Com o surgimento do mercado globalizado que acirrou a concorrência, a informação contábil tornou-se imprescindível, estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva para possibilitar que as empresas locais competissem com as grandes corporações transnacionais, e para que estas dispusessem das informações necessárias para poder avançar e expandir mundialmente.

Fazendo uma análise de tudo que é movimentado dentro da empresa, temos que usar alguns conceitos da contabilidade, que é fundamental para distinguir e saber o que é bens, direitos e obrigações, comparando uns com outros, podemos ver que existe algumas diferenças, mas sempre um vai estar ligado ao outro, até chegar ao patrimônio líquido da empresa, que é o seu objetivo principal.

Todos os bens da empresa são algo físico e que está reservado e que pode ser usados por eventuais necessidades, e que pode ser um bem físico adquirido ou aplicado.

A obrigação da empresa é algo muito importante para o seu crescimento e sustentabilidade no mercado, pois seguir os padrões, e o jogo de regras e lei constitucionais, governamentais, e Estaduais, é cumprir com as suas obrigações. E sempre se manter em dias com seus clientes e Funcionários.

O patrimônio é tudo que a empresa investiu e gastou durante um período de investimento, somado as suas obrigações. E as empresas esperam obter ao final de um longo prazo todos os investimentos calculados, já podendo ter uma visão de quanto vai ter de retorno no final do período.

Atualmente a vaidade e o bem estar das mulheres, tornam-se cada vez mais prioridades. Devido à grande procura do público feminino nestes aspectos, vimos uma grande chance de sucesso na abertura de uma loja de lingerie, a FINÍSSIMA. Pois afinal, qual mulher que não se sente muito bem em um lingerie que se encaixa exatamente em seu corpo, deixando a mais sensual.

1.2: Ênfase no fluxo de caixa

- Contador: regime de competência.

- Administrador: regime de caixa.

Na tomada de decisão

- Contador: volta sua atenção para apresentar e coletar dados financeiros.

- Administrador: analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com