TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa

Ensaio: Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Ensaio  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 PASSO 1

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A Contabilidade é um grande instrumento que auxilia a administração na tomada de decisões na verdade ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando e sumarizando em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisão.

A função básica do contador é produzir informações uteis aos usuários de contabilidade para tomada de decisão. O entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais fundamentada. A contabilidade gerencial dá todo embasamento contábil para que os gestores façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

Os deveres do administrativo diferem dos do Contador, pois este dedica-se basicamente, a coleta e apresentação de dados financeiros. O administrador avalia as demonstrações do Contador, desenvolve dados adicionais e toma decisões com base em análises subsequentes. O papel do Contador é prover dados que sejam desenvolvidos e interpretados com facilidade, sobre operações passadas, presentes e futuras da empresa. O Administrador Financeiro usa estes dados, seja em sua forma bruta, seja depois de fazer certos ajustes e análises, como um importante insumo ao processo de tomada de decisão financeira. O Contador, cuja função básica é desenvolver e fornecer dados para avaliar o desempenho da empresa, apurar sua situação financeira e pagar impostos, difere do Administrador Financeiro da maneira como vê os fundos da empresa.

O Administrador financeiro está mais preocupado em manter a solvência da empresa, proporcionando os fluxos de caixa necessários para honrar as suas obrigações e adquirir e financiar os ativos circulantes e fixos, necessários para atingir as metas da empresa. Ao invés de reconhecer receitas no ponto de vendas e despesas quando incorridas, reconhece receitas e despesas somente com respeito às entradas e saídas de caixa.

Em resumo a contabilidade se torna uma ferramenta da administração um profissional precisa do outro para desenvolver um bom trabalho.Concluindo-se, o Contador, tem a função básica de desenvolver e fornecer dados para verificar o desempenho da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com