TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa

Por:   •  5/10/2013  •  Tese  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir seus objetivos organizacionais. Independentemente do tipo de organização, os gestores beneficiam-se quando a contabilidade fornece informações que os ajudam a planejar e a controlar as operações da organização.

Objetivo da informação contábil é ajudar na tomada de decisões. O entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais fundamentada. A contabilidade gerencial dá todo embasamento contábil para que os gestores façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

A Contabilidade é mais visualizada como um bem necessário a função financeira. Considera-se que a função contábil deve ser controlada pelo vice-presidente financeiro. Há duas diferenças básicas entre a Administração Financeira e a Contabilidade, uma se refere ao tratamento de fundos e a outra à tomada de decisão.

Ênfase no fluxo de caixa

- Contador: regime de competência.

- Administrador: regime de caixa.

Na tomada de decisão

- Contador: volta sua atenção para apresentar e coletar dados financeiros.

- Administrador: analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes.

Concluindo-se, o Contador, tem a função básica de desenvolver e fornecer dados para verificar o desempenho da empresa, enxergar a situação financeira e pagar impostos. Ele é quem prepara as demonstrações financeiras com base de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das receitas e das despesas quando incorridas.

Já o objetivo do principal do Administrador é maximizar lucro.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

O Contador pode atuar em diversas funções tais como:

• Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil.

• Atuário junto a seguradoras, bancos, prefeituras, administradoras de planos de saúde.

• Auditor externo, interno e independente.

• Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc.

• Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal.

• Analista de contabilidade.

• Professor da área contábil.

• Assessor, na prestação de serviços.

• Pesquisador.

A atuação mais interessante do contador é a AUDITORIA, pois o seu principal objetivo é verificar se tem falhas na contabilidade da empresa, ou seja, é uma tarefa desafiadora, pois é feito uma radiografia da empresa para poder ajudar na tomada de decisão e sugerir novas estratégias para a empresa, se for o caso. Além de ter uma ótima remuneração.

4- Elabore um redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

Os primeiros sinais da contabilidade surgiram em cerca de 4.000 anos a.C.. Entende - se que desde as épocas mais antigas os homens praticavam atos de trocas de mercadorias, com a preocupação mais simples de aumentar suas posses. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar suas riquezas.

Historicamente a contabilidade precisou de três elementos para se desenvolver: números, escrita e a existência da moeda. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. No Egito há milhares de anos, utilizava-se o papiro que deu origem aos livros contábeis.

À medida que o homem começa a possuir maior quantidade de valores, passa a aumentar a preocupação em saber o quanto vai lhe render.

Com a evolução tecnológica e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com