TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Capital de Giro

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.346 Palavras (18 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

Unidade I

Tecnólogo em Gestão Financeira

Ana Paula de Lima Brito– RA 6706320529

Maria Letícia Cavalcante Lima– RA 6539249067

Luciana Rojas Botelho – RA 7988727343

ATPS GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO

Tutor Presencial: Alexander

Campinas-SP

2014




SUMÁRIO[pic 2]

Introdução.............................................................................................................3

Volume do Capital de Giro...................................................................................4

Influência da Política de Crédito ..........................................................................5

Modalidades de Capital de Giro oferecidas pelos bancos comerciais .................7

Modalidades de crédito ........................................................................................8

Custo efetivo total ................................................................................................9

Tabelas de modalidades de Credito e taxas de Juros ..........................................10

Gestão Tributária no Capital de Giro ..................................................................11

Gestão do Valor do Capital de Giro ....................................................................12

A Importância da Gestão do valor e a Gestão Tributária no Capital de Giro .....15

Consideração Final .............................................................................................16

Bibliografia..........................................................................................................17


INTRODUÇÃO


A Gestão do Capital de Giro
Uma das coisas importantes em uma frase, ou em um texto, é entender as palavras que estão inseridas, por mais que elas sejam pequenas, as palavras causam um grande efeito em tudo o que escrevemos e até mesmo no que falamos. No nosso caso na parte escrita a palavra possui o seu significado, ela pode ser um adjetivo, ou um substantivo, e etc. Para se entender o que é capital de giro, primeiro temos que entender o que é Gestão. Gestão é uma palavra que do latim significa (gerere), que quer dizer gerir. Gerir algo, desempenhar uma função de gerência, administrar alguma coisa. Logo entendemos que Gestão do Capital de Giro, significa Gerir o capital de giro, ou gerenciar e administrar o capital de giro. A outra palavra em questão é a palavra Capital. Capital tem diversas definições, como estamos tratando da área financeira, do mundo dos negócios, capital entendemos que significa, Recursos para produzir alguma coisa, ou uma renda. Simplificando significa o dinheiro. E por último vemos a palavra giro, que logicamente significa algo que gira. Ajuntando todos esses significados vamos entender então que Gestão do Capital de Giro significa Geri ou administrar o dinheiro que gira. Mas como entender o capital de giro?

Capital de Giro como fator Estratégico para o desempenho econômico-financeiro das empresas

Analisamos os textos concedidos pela PLT e ATPS e podemos entender a sua definição e conceitos.
A área de finanças e muito ampla e dinâmica afetando diretamente a vida de todas as pessoas e todos os tipos de organizações, sejam financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos, podemos dividir finanças em âmbitos macro e micro. O âmbito macro de finanças está relacionado à economia, mais especificamente a macroeconomia e refere-se a questões como fluxos internacionais de capital, sistema financeiro nacionais mercados financeiros. O âmbito micro de finanças refere-se às finanças das organizações, que por sua vez, podem ser divididas em curto prazo e longo prazo. No longo prazo, as finanças empresariais comtemplam temas como a análise de projetos, a estrutura e o orçamento de capital. No curto prazo as finanças empresarias comtemplam o capital de giro.
O capital de giro ou o dinheiro que gira, conforme falamos no primeiro parágrafo significa, que esse dinheiro, é o que está movendo-se dentro de uma empresa ou organização, dentro dos seus ativos circulantes, e passivo circulantes. Ou nas contas dos seus ativos e passivos. Esse dinheiro é um recurso necessário, para a empresa pois é ele que faz com que o ciclo operacional funcione. O capital de giro bem como seu real significado é o dinheiro disponível a curto prazo, e representa o valor total dos recursos demandados pela empresa para financiar seu CO. 


Volume do capital de giro 
O volume do capital de giro, varia de acordo com o volume de vendas, sazonalidades do negócio, fatores cíclicos da economia, tecnologia e política de negócios.  Os aumentos no volume de vendas acarretam aumento no volume de estoques, caixa e recebíveis. O aumento no volume de vendas exige, normalmente, uma quantidade maior de estoque. 
A sazonalidade dos negócios determina variações na necessidade de recursos ao longo do tempo, como é o caso de empresas de sorvetes, cujas vendas são grandes no verão e pequenas no inverno. 


Capital de Giro Liquido (CGL)

Conforme pedido da ATPS, realizamos o CGL e os índices de liquidez, mas antes entendermos o que é CGL. CGL nada mais é o Capital de giro liquido, e os índices de liquidez são os valores, informações que a empresa atingiu depois de todo o seu cálculo do CO e ao CF. Ciclo operacional e ciclo financeiro.
Conseguimos uma empresa que trabalha na área de Agronegócio, e produz produtos alimentícios. O seu Ativo circulante é no valor de R$ 8.524.900,23 e o seu Passivo Circulante é R$ 7.008.329.78. 
Logo o CGL será: CGL= 8.524.900,23 – 7.008.329,78 = 1.516.570,45
E o índices de liquidez, teremos que analisar o NCG e o ST. NCG significa Necessidade de capital de giro. E ST significa Saldo de Caixa, aquilo que você tem no caixa. A necessidade de capital de giro vai representar só mente se a empresa estiver com dificuldades de suprir o seu CO. Logo ela tem que buscar recursos externos para fazer funcionar o seu CO. Bem como empréstimos e outros. E o caixa, é aquilo que você tem adquirido no ativo circulante financeiro, e aquilo que você tem como obrigação no Passivo Circulante Financeiro. O Saldo será o ST. Saldo de caixa. Então entendemos pela formula NCG = ACO – PCO. ACO= Ativo circulante Operacional. PCO= Passivo Circulante Operacional. E ST= ACF – PCF. Fizemos o cálculo e analisamos o caso.
OBS: Não conseguimos valores do operacional e financeiro, e colocamos conforme a lógica.
Operacional Financeiro
AC= 8.524.900,23 5.006.234,12 923.886,55
PC= 7.008.329,78 5.006.234,12 324.112,35
CGL= 1.516.570,45 NCG=0 ST= 599.774,20

Analisando os índices de liquidez e o CGL, podemos concluir que nesse caso, a empresa está com o saldo positivo. Indica que ela tem os seus recursos próprios para gerir suas operações sem precisar pedir recursos a terceiros. E o seu CGL é positivo indicando contas de longo prazo e financiamentos dos ativos a longo prazo. Ela está gastando com seus passivos determinando pagamentos a longo prazo, e com seus clientes, determinando suas contas a receber a curto prazo. Em contra partida, se o CGL estivesse negativo, e o saldo de caixa também. A empresa estaria no prejuízo, fazendo com que seus fornecedores recebam a curto prazo, e seus clientes a longo prazo. 
Tudo isso mostra-nos aquilo que falamos no começo desse relatório, que você precisa gerir, administrar o seu capital de giro, possuindo estratégias, para não sair no prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com