TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democratica Participativa

Por:   •  25/9/2018  •  Dissertação  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade dissertativa - semana 2

O que foi a república

        A República pode ser descrita como uma forma de governo em que o Governo e eleito pelo voto do cidadão de um país, onde esse será o seu representante de todos com sua função limitada há um tempo denominada de mandato eletivo.

        No Brasil a republica foi constituída em 15 de novembro de 1889, liderado por um movimento militar dando fim a monarquia, instituindo a Republica Federativa do Brasil., sendo adotado um regime presidencialista, denominada Republica Velha, podendo-se dividi-la em duas etapas a Republica Da Espada (1889-1894) e Republica Oligárquica (1984-1930), data esta marcada pela Revolução de 1930.

        Tivemos a Republica Nova ou Era Vargas (1930-1945), a Republica Populista (1945-1964), que terminou com o golpe militar (1964-1985) e a Nova Republica presente ate os dias atuais.

O governo desenvolvimentista de JK

        Durante a Nova Republica alem de Getulio Vargas tivemos o governo de Juscelino Kubitschek, (1956-1961), seu governo foi marcado por grandes obras, mas pouco se fez pelo setor agrário, transferiu a capital do Brasil do Rio de Janeiro para o Planalto Central com a construção da Nova capital em Brasília, foi um governo democrático e desenvolvimentista, foi criado um planejamento com um a implantação de um plano de metas com 30 objetivos voltados para os setores de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação, com um planejamento bem estruturado com acompanhamento sistemático tendo esse plano tido bastante sucesso, esse plano era tido com o lema “50 anos de progresso em 05 de realizações”, criou-se o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado em julho de 1955, sendo a sua criação por influencia da Escola Cepalina, que trata de um grupo de estudos econômicos criado desde a década de 40 criada pela ONU o CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina).

.         A proposta foi amplamente apoiada nos discursos governamentais. Também foi a criada em dezembro de 1959 a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que e uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela Lei Complementar n. 125, de 3/1/2007, com sede na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, e vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

        Também seu governo teve grande destaque na industrialização do país, tendo como fator principal o incentivo a indústria automobilística instalada na Região Metropolitana de São Paulo.

        Os resultados no governo de JK foram obtidos com muito sucesso marcado pelo arrojo de suas obras, mas tivemos enormes problemas, pois o financiamento de todos esses planos contava com ajuda do orçamento da União, pois eram previstos nos financiamentos a participação da União com 50% a iniciativa privada com 35% e outros 15% das agencias de creditos governamentais, ficando o estrado com a maior parte dos recursos utilizados, sendo esse desconforto financeiro refletido na gestão dos seus dois sucessores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com