TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão democratica-participativa

Por:   •  17/3/2017  •  Dissertação  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

As concepções possibilitam a análise da estrutura e da dinâmica organizacional da escola, mas esporadicamente apresenta-se de forma objetiva, pois características de uma concepção podem também ser encontradas em outra, mas é possível diferenciar um caráter mais dominante.

Na gestão participativa, o principal meio de garantir uma gestão democrática, é através da participação e envolvimento de todos integrantes da escola no processo de decisões e no funcionamento da organização escolar. A participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos das metas da escola, gerando um clima de trabalho promissor e de maior aproximação entre direção, professores, alunos e pais. A escola é lugar de adquirir conhecimentos, desenvolver capacidades intelectuais, sociais, afetivas, éticas e também de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.

Convém ressaltar que a participação é apenas um meio melhor e mais democrático de alcançar os objetivos da escola, os quais se localizam na qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A participação significa, portanto, a intervenção dos profissionais da educação e dos alunos e pais na gestão da escola.

As funções da direção da escola vão além do processo organizacional, é uma ordem social e pedagógica. Com o dever de mobilização das pessoas para a realização eficaz das atividades, provocando intencionalidade, definição de um rumo educativo, tomada de posição perante objetivos escolares sociais e políticos. A escola, ao cumprir sua função social de mediação, influência significativamente na formação da personalidade humana; por essa razão são fundamentais os objetivos políticos e pedagógicos.

A participação, o diálogo, a discussão coletiva, a autonomia são práticas essenciais da gestão democrática, mas o exercício da democracia não significa ausência de responsabilidades. Uma vez que as decisões foram tomadas coletivamente e participativamente, é preciso coloca-las em prática. Para isso, a escola deve estar bem coordenada e administrada.

Não se quer dizer com isso, que o sucesso da escola seja somente pelo papel do diretor, na qual ele centraliza todas as decisões. Ao contrário, trata-se de entender o papel de diretor como um líder cooperativo, que consegue a participação de todos os setores da escola na gestão em um projeto comum. O diretor não pode reter-se somente às questões administrativas, cabe-lhe ter uma visão de conjunto e uma atuação que compreenda a escola em seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e culturais.

Diante dessas considerações, fica claro que o papel do diretor é de muita importância e responsabilidade para que o sistema funcione harmonicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com