TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar Participativa e Democrática

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Gestão Escolar participativa e democrática é hoje uma reivindicação da sociedade, que entende esta como um dos presumíveis caminhos, para uma boa escola agregando seus alunos em uma sociedade mais democrática.

A Gestão representa a possibilidade de a comunidade participar mais ativamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem seguidos pela instituição, as diretrizes organizacionais que nortearão a atuação dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre os elementos que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade.

A sociedade hoje espera ter uma escola que busque qualidade, e para isso vem tentando desenvolver metodologias que auxiliem na gestão, trazendo para sua composição a participação mais ativa da comunidade, estabelecendo uma parceria para tentar haver uma coordenação de ações, visando melhorar a própria estrutura da instituição.

Dentre várias funções do gestor deve predominar a qualidade do processo ensino-aprendizagem através de uma participação mais efetiva com o corpo docente, trabalhando em união com o Professor Coordenador. Para entendermos melhor o papel do gestor, vamos descrever neste trabalho o papel do docente, do Professor Coordenador, e da comunidade como agentes modificadores e participantes da gestão escolar democrática e participativa.

A Gestão Escolar envolve competências e habilidades, onde as competências designam o pensar e o refletir sobre o que faz, enquanto as habilidades estão presentes na capacidade motora de fazer.

A Gestão Escolar compreende a Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica, de Recursos Humanos e Participativa.

A Gestão de Recursos Humanos é a mais delicada e de importância fundamental. O bom andamento das atividades escolares depende de manter as pessoas trabalhando satisfeitas e com eficácia.

A Gestão Administrativa deve incumbir-se da parte física e burocrática da escola, que compreende o prédio, equipamentos, materiais, legislação, atividades de secretaria e atividades financeiras.

A Gestão Pedagógica define a linha de ensino, as metas a serem atingidas, levando em conta os objetivos e o perfil de seus alunos. Deve avaliar o rendimento das práticas adotadas, para detectar e corrigir eventuais erros se necessário, juntamente com a equipe de professores envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com