TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democrática E Participativa Na Escola

Artigo: Gestão Democrática E Participativa Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA

Rosângela Pariz

A gestão democrática nas escolas é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade da educação, e consiste em atender os compromissos sociais e políticos de coletividade, no qual exige a participação de toda a comunidade escolar em todas as etapas do processo educativo. Dessa forma podemos contribuir para o melhoramento do ensino. Com o objetivo de que eles compreendam o universo competitivo no qual estão inseridos, com valores sociais, pessoais e profissionais.

Segundo SANTOS (1997, p.45) no âmbito da educação escolar, o ensino público ou privado de qualidade para todos é uma necessidade e um desafio fundamental. Há, atualmente, claro reconhecimento mundial e social de sua importância para o mundo do trabalho, para o desempenho da economia e para o desenvolvimento técnico científico.

A educação de qualidade é a aquela que promove para todos, o domínio do conhecimento e do desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas, atendendo as necessidades individuais e sociais dos alunos, a inserção no mundo e a constituição da cidadania com o poder de participação, em busca da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. (ANTUNES, 2000).

Partindo das idéias citadas, não cabe somente ao gestor participar desse processo, e sim a todos que se encontram envolvidos na conjuntura social, professores, alunos , pais e comunidade, abraçam a escola e participam garantindo a gestão democrática e a formação de cidadãos críticos em meio a transformações de relações sociais presentes.

Neste contexto, o princípio participativo de gerar a democracia na escola, não coloca fim em algumas ações que são necessárias para garantir à qualidade de ensino, assim como no processo de organização, a participação é um dos melhores meios de alcançar os objetivos da escola.

Com relação a participação:

é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e funcionamento da organização escolar. A participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos e das metas da escola, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade e propicia um clima de trabalho favorável, a maior aproximação entre professores, alunos e pais. (LIBÂNEO, 2002 p. 87).

Para o autor, o envolvimento de todos, no contexto escolar, neste processo de aprendizagem junto a comunidade se torna satisfatório e prazeroso, transforma e envolve o aluno e a todos em meio a uma aprendizagem significativa, onde o conhecimento promove as mudanças culturais, econômicas e sociais.

Dessa forma, a participação, nos processos de gestão democrática na escola, deveria ser mais divulgada à comunidade, visto que a desinformação a essa importância nas decisões e no desenvolvimento do projeto escolar e ações da escola, muitas vezes estão ligadas a fatores negativos como os de, desinteresse por parte do aluno e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com