TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Por:   •  13/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão Empresarial

O que é Gestão Empresarial ?

  • A gestão empresarial é a atividade empresarial que através de diferentes indivíduos especializados, tais como: diretores institucionais, consultores, produtores, gerentes, entre outros, e de ações, buscam melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou de um negócio.

O que é Gestão Empresarial ?

  • Porque para que uma determinada gestão seja ideal e, portanto, alcance bons resultados, ela deve corrigir os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa e procurar a ajuda de especialistas para identificar esses problemas e buscar novas soluções e estratégias, entre outras questões.

Fonte: http://queconceito.com.br/gestao-empresarial

 Gestão de    
Empresa

O ambiente empresarial sofreu uma verdadeira reformulação no inicio da década de 90.

Com a popularização da internet somado com as novas configurações politicas e sociais fizeram  com que antiga forma de gestão entrasse em xeque.

Gestão de    
Empresa

A partir desse momento as relações entre empresa e consumidor começaram a ficar mais estreitas , fazendo com que os clientes ficassem mais exigentes.

Portanto, e necessário que o gestor empresarial saiba como aliar eficiência com qualidade nessa sociedade cada vez mais informatizada.

   O que e  gestão hoje ?

 Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades no passado.

 Consequentemente o gestor hoje precisa estar apto a perceber, refleti, agir em condições totalmente diferentes da de antes.

Nos tempos de hoje o gestor se depara com cinco questões que podem levar ao sucesso e também ao fracasso.

São elas :

 

   O que e  gestão hoje ?

Interdisciplinaridade: Os processos envolvem equipes de diferente áreas, perfis profissionais e linguagens.

 

O que e  gestão hoje ?

  • Complexidade : As situações carregam cada vez um numero maior de variáveis.

O que e  gestão hoje ?

  • Escassez de tempo :  O processo decisório esta cada vez mais exprimido em  janelas curtas de tempo e os prazos de ação/reação são cada vez mais pequenos.

O que e  gestão hoje ?

  • Diferenças culturais : o gestor esta exposto a situações de trabalho com elementos externos ao seu ambiente nativo , e, por conseguinte com outras culturas : clientes, fornecedores, parceiros, terceiros, equipes, de outras organizacionais, inclusive do estrangeiro.

   O que e  gestão hoje ?

  • Inovação : Tanto as formas de gestão , quanto a tecnologia da informação  e da comunicação, estão a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaças.

O que e  gestão hoje ?

  • Competividade :O ambiente de mercado é cada vez mais competitivo , não só em relação  aos competidores tradicionais mas principalmente pelo novos entrantes e produtos substitutos.

  • Nesse ambiente a diferença entre o mau e o   bom desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados.

Tipos de Gestão

Existem alguns formas de gestão, na qual se enquadram nos variados perfis de gestores

1 - Gestão Estratégica : Atua no sentido de leva a empresa  a se adequar á realidade de mercado, descobrir oportunidades e projetar o futuro. Dessa forma , os processos e os investimentos serão realizados de maneira mais organizada, racional e profissional, contribuindo para redução do grau de incerteza e para o alcance de melhores resultados.

Tipos de Gestão

  • 2 - Gestão Participativa : Necessita de um modelo cultural extremamente democrático e aberto, onde impere a confiança em todos os níveis. Um conjunto de valores baseados em princípios com os quais todos concordem.

Tipos de Gestão

3 - Gestão Holística  : Cria a ideia de viver em harmonia com a natureza como parte integrante dela , de quem e o reflexo e a quem modifica , humanizando-a.

Tipos de Gestão

  • 4 -  Gestão Empreendedora : Transforma desafios em oportunidades, buscando soluções para os problemas, que transforma sonhos  em realidade decide por si e pela empresa a melhor estratégia de penetração e posicionamento no mercado , determina o produto e o publico alvo e arregaça as mangas para alcançar os objetivos e metas traçadas.

Como melhorar a Gestão ?

É preciso dar elementos às pessoas em posição de responsabilidade e gestão , para que elas possam atingir seus objetivos organizacionais. Esses elementos abrangem, fundamentalmente:

  • Estratégia e transformação organizacional: Trabalhando a capacidade de visão prospectiva e sistêmica, através de um pensamento total da organização.

Como melhorar a Gestão ?

  • Arquitetura organizacional e orientação a processos : Revendo sempre as estruturas mais adequadas com meio para excelência nos processos de negócios.

Como melhorar a Gestão ?

  • Aprendizado organizacional : Desenvolvendo as habilidades necessárias para o aprendizado coletivo permanente.

Como melhorar a Gestão ?

  • Processo de decisão : Repesando os fatores envolvidos na tomada de decisão e estilos gerenciais.

Como melhorar a Gestão ?

  • Qualidade e marketing : Atentando para as expectativas e a percepção do cliente internos e externos, quanto aos produtos e serviços oferecidos.

Como melhorar a Gestão ?

  • Gestão de projetos : Otimizando a utilização dos recursos e do tempo

Como melhorar a Gestão ?

  • Controle orçamentário : Entendendo e acompanhando o valor financeiro agregado em cada operação para os resultados da organização

Como melhorar a Gestão ?

  • Cultura organizacional : Tomando consciência e repensando os valores e práticas adquiridas e/ou inerentes ás pessoas que trabalham na organização.

Como melhorar a Gestão ?

  • Stress e qualidade de vida : Revendo o papel do individuo e seu espaço de realização através do trabalho , buscando a harmonia de objetivos entre a pessoa, a equipe e a  organização.

  • A utilização de um modelo adequado de avaliação de resultados leva a empresas a realizar um diagnostico situacional , a fim de descobrir  suas inter-relações com o mercado competitivo.

Estratégias empresariais

Origem militar da estratégia  : Há 2500 anos  SunTzu escreveu um livro , chamado "A Arte da Guerra ". Ele nos ensina que o mérito supremo consiste em quebra do inimigo sem lutar. As verdades de SunTzu podem da mesma forma, mostrar o caminho  da vitória em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, batalhas em sala de diretoria e na luta diária pela sobrevivência, que todos enfrentamos.  

   

Estratégias empresariais

A estratégia nos negócios : A estratégia deve ser usada, em seguida, para gerar projetos estratégicos através de um processo de busca. O papel da estratégia, nessa busca é primeiro  o de focalizar a atenção em áreas definidas pela estratégia e, em segundo lugar, o de excluir as possibilidades  não identificadas que sejam incompatíveis com estratégia.  

Tipos de Estratégias

  Estratégia competitiva

  • Estratégia Competitiva de Custo : Visa ampliação do volume de  produção , tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

  • Estratégia Competitiva de Diferenciação : Neste a empresa investe pesado em imagem, tecnologia e assistência técnica, com a finalidade de criar diferenciais de consumo.

  • Estratégia Competitiva de Foco : A empresa significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará atendendo a segmentos ou nichos específicos.

Tipos de Estratégias

  Estratégias de Crescimento

  • Estratégia Crescimento de integração vertical : Envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. Ela e usada para obter maior controle sobre a linha de negócios. 

  • Estratégia Crescimento de integração horizontal : Envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. E adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.

Tipos de Estratégias

  Estratégias de Crescimento

  • Estratégia Crescimento de diversificação : Envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras linhas de negócios. Elas podem ser de duas formas concentrada ou conglomerada.                               - Concentrada : Aquisição de empresas de linhas de negócios semelhantes.                                                                   - Conglomerada : Aquisição de empresas de linhas de negócios diferentes.

  • Estratégia de Crescimento de Fusões : Uma companhia se une a outra para formar uma nova organização.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico e um importante instrumento de gestão para organizações da atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa.

Planejamento Estratégico

  O planejamento e dividido em etapas para que  a estratégia  seja bem sucedida.

  • Diagnostico Estratégico : E o primeiro passo do processo de planejamento é através dele que a organização irá se municiar das informações que irá de nortear o seu  direcionamento. 

  • Analise externa : Analisa os componentes que estão fora da empresa podem estar no ambiente geral o operacional.                                                                         

Planejamento Estratégico

  • Ambiente geral

Componente Econômico : Indica como os recursos são distribuídos e usados no ambiente.

- PIB

- Lucros do setor

- Taxa de inflação

- Taxa de emprego

- Produtividade  setorial

- Tributos de receitas de consumidores

                                               

Planejamento Estratégico

  • Ambiente geral

Componente Social : Refere-se ás características na sociedade na qual se situa a organização.

- Níveis Educacionais

- Costumes

- Crenças

- Estilo de vida

- Idade

- Distribuição geográfica

                                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (394.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com