TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Por:   •  10/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS – FACEL

KELIN LUANA CORADI

GESTÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL

Projeto de Pesquisa apresentado para a Avaliação da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica. Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Da Facel.

Turma: 29/11/2014

Tutor Orientador: Valdete Noveli Rhoden.

FLOR DA SERRA DO SUL – PR

2015

ASSUNTO:

Gestão Empresarial

TEMA:

Gestão Estratégica Organizacional

1 PROBLEMA

É possível contribuir dentro da organização com motivação e eficiência fornecendo um relacionamento comprometido com a empresa?

2 JUSTIFICATIVA

O clima organizacional dentro de uma empresa é de fundamental importância para que a mesma se desenvolva, pois afeta diretamente o desempenho de seus colaboradores, por isso esse trabalho justifica-se pela necessidade tanto do funcionário quanto do administrador de aprofundar o conhecimento referente a influencia da gestão organizacional junto ao desempenho financeiro nas organizações. É visto que há em muitas empresas, defasagem financeira, clientes insatisfeitos, funcionários desestimulados, e o conseqüente não cumprimento de resultados organizacionais previamente definidos.

Handy em seu livro Por Dentro da Organização faz um esboço de como a organização e comunicação entre funcionários e chefes pode ser significativo para o crescimento da empresa, ele ressalta que as organizações que estimulam a roda do aprendizado, aprovam a curiosidade do funcionário, as perguntas e idéias, criam condições para a reflexão e incentivam a autoconfiança são organizações que também aprendem, vantagem que, em termos de competição, vão sempre estar a frente. Organizar-se exige que obtenhamos o Maximo de nos mesmo e de todos, que o aprendizado seja genuinamente estimulado e apoiado.

Identificam-se assim, mudanças necessárias aos principais fatores organizacionais, e essas mudanças devem estar alinhadas com a estratégia de negócios da organização dentro de uma melhor qualidade empresarial.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral:

Avaliar as conseqüências da inexistência da gestão organizacional no desempenho financeiro da empresa e buscar conhecer a importância da organização estratégica para o crescimento significativo da empresa.

3.2 Objetivos Específicos:

- Destacar alguns aspectos da gestão organizacional que devem ser considerados por toda a equipe;

- Buscar atributos para o alcance das metas financeiras;

- Desenvolver métodos da prática organizacional para melhorar o convívio dentro da empresa e gerar maior rentabilidade dos negócios;

- Analisar e conhecer a importância das praticas organizacionais para uma empresa de sucesso no mercado;

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Souza (1991) ressalta que pesquisas sobre o clima e estratégias organizacionais são imprescindíveis para os dirigentes detectarem possíveis problemas no âmbito da organização, e essas pesquisas são importantes para minimizar conflitos entre os funcionários e as organizações, considerando-se que através do conhecimento dos desejos e necessidades dos funcionários poderão ser adotadas medidas para atender, ao mesmo tempo, as expectativas individuais e os objetivos institucionais.

Floriano Serra (2006) define a estratégia organizacional como tudo o que rodeia a empresa, o ar, o local, o ambiente, as pessoas, os líderes, os valores etc. Todas essas coisas são fundamentais para a realização de um bom trabalho e para a satisfação mútua na organização. (p.13)

Há uma grande necessidade de elaborar um processo de reorganização nas empresas que sentem a pressão em adotar uma postura socialmente responsável na condução de seus negócios. Esse processo envolve significativamente as pessoas envolvidas em todo tipo de trabalho da empresa, e de uma maneira ou outra é preciso organizar-se para realizar algo, seja em casa ou no trabalho, e organizar-se significa aprender a trabalhar com o próximo e também por seu intermédio. Organizar-se principia pela compreensão das razões pelas quais as pessoas e as organizações se comportam do modo como o fazem. (Handy, 1993).

Sabe-se que a estratégia organizacional influência o comportamento dos membros de uma empresa. Por isso é necessário que as pessoas se conheçam entre si e que exista motivação e satisfação dos envolvidos para que as metas organizacionais sejam atingidas.

O bom relacionamento entre a organização e seus colaboradores é indispensável e de suma importância para o crescimento da empresa. Quando existe interação social, o colaborador passa a interagir de forma positiva à metodologia aplicada pelos seus superiores. (Kannae, 1995)

Portanto, é visto que enquanto a organização não se preocupar com o pensamento e sentimentos de seus funcionários/colaboradores, não obterá um bom clima organizacional, afetando assim, o rendimento nos negócios da empresa.

5 METODOLOGIA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como literária. Isto porque a pesquisa deve ser elaborada através de leitura de livros e pesquisas na internet.

6 CRONOGRAMA:

PERIODO

NOV

DEZ

JAN

FEV

MAR

MAI

JUN

JUL

1=Estudo da pesquisa, com escolha do tema.

X

X

2= Pesquisas bibliográficas e virtuais sobre o tema escolhido;

X

X

X

X

X

3= Analise e interpretação da coleta de dados;

X

X

X

4= Conclusão, revisão e contribuição ao tema escolhido;

X

X

X

5= Entrega e correção final;

X

REFERÊNCIAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com