TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.925 Palavras (24 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 24

A gestão de pessoas é o tema central do curso que você escolheu, assim acredito que existe uma expectativa muito grande em relação aos conteúdos que iremos estudar.

De forma alguma iremos esgotar esse assunto, você terá a oportunidade, ao longo do curso, de aprofundar a maior parte dos temas que iremos abordar.

Que as empresas não existem sem as pessoas, ninguém tem duvida, e podemos arriscar dizer que essa certeza sempre existiu. Porém nem sempre as pessoas foram encaradas como um recurso importante dentro das organizações.

Na medida em que o ambiente se tornava mais competitivo, mais se percebia a importância do bom aproveitamento do capital intelectual. Se as mudanças trouxeram avanços em produtos e tecnologia, esses avanços também se estenderam para a gestão das empresas.

Em nossa disciplina convido você a conhecer um pouco mais a fundo essa história, de como os acontecimentos no contexto sócio, histórico e econômico interferiam e continuam interferindo na forma como os recursos humanos são administrados dentro das organizações.

A teoria deve servir como suporte para atuação prática no dia a dia das organizações, dessa forma você será convidado(a) a entrar na história de uma pequena empresa e ajudar os empresários Celso e Claudia a implementar a gestão estratégica de recursos humanos em seu negócio.

Bem vindos(as) a nosso primeira unidade de estudo cujo tema é Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Acompanhando a história das organizações e a evolução das teorias administrativas você pode compreender como as mudanças nos cenários, econômico, social e político interferiram e continuam interferindo na maneira como as instituições são administradas.

A globalização tem contribuído para que as mudanças aconteçam de forma cada vez mais rápida. Ultimamente é só ligar a televisão e acompanhar os noticiários para compreendermos como os fatos que acontecem em mercados distantes geograficamente do nosso podem nos afetar de forma tão intensa.

Mas será que esses assuntos, gestão estratégica, globalização, mudanças no cenário mundial interferem na gestão de pessoas? Essas questões devem preocupar somente as grandes empresas e em países desenvolvidos? Como o pensamento e a gestão estratégica podem ser implantados nas empresas?

São questões como essas que vamos abordar em nossa primeira unidade de estudo.

Mas vamos aproximar esses assuntos de nossa realidade. Isso mesmo caro(a) aluno(a), vamos olhar para além dos livros, quero convidar você para acompanhar a trajetória de uma empresa, não uma grande corporação, mas um negócio como tantos que existem em diferentes cidades e regiões do Brasil. Uma empresa que pode muito bem ser essa na qual você trabalha hoje, ou que existe em sua cidade.

Essa nossa jornada ajudará você a compreender a importância da gestão de recursos humanos dentro das organizações, independente de seu porte ou ramo de atividade. Você verá que existe muito campo para atuação do profissional da área de recursos humanos, e o quanto a gestão estratégica interfere na manutenção e prosperidade das empresas. Se estamos abordando a gestão estratégica das organizações não podemos deixar de lado as pessoas, pois são elas que com sua criatividade darão forma e colocarão em prática essa nova forma de gerir as empresas.

Temos muito assunto interessante pela frente, e muito trabalho também então vamos lá!!!

Lembre-se que ao longo desse material você encontrará alguns convites para acessar o Fórum, quando ele aparecer você deverá ir ao ambiente do Fórum e contribuir com suas reflexões a respeito do tema que estaremos abordando. Lembre-se que sua participação é muito importante, ela irá contribuir não só para o seu aprendizado como também de todos os colegas que também estarão participando, e com certeza todos estaremos ansiosos por trocar experiências e conhecer um pouco mais sobre a realidade de cada um. Além disso, você deve lembrar que ao final de cada unidade haverá questões que deverão ser respondidas por você, as questões propostas sempre estarão relacionadas com os temas tratados nesse material e também com as discussões realizadas no Fórum.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Ao longo das últimas décadas várias mudanças aconteceram. Pense como era a vida das pessoas há vinte anos. Talvez você ainda não estivesse nascido, ou fosse muito pequeno(a), mas se assim como eu você conseguiu acompanhar esses últimos vinte anos mais de perto com certeza pode enumerar muitas mudanças em sua vida fruto do avanço da tecnologia e dos acontecimentos do cenário mundial como esses listados a seguir:

• O surgimento dos blocos econômicos (União Européia, Mercosul, etc)

• O fim da guerra-fria

• A queda do muro de Berlim

• O fim do comunismo na União Soviética

• O computador pessoal (PC)

Vários dos acontecimentos citados aconteceram bem distantes de nossa realidade cotidiana, mas de uma forma ou de outra interferiram em nossas vidas. Lobato (2006, p.33) argumenta que a globalização: “Não é um fenômeno que afeta apenas uma economia: a globalização produz um risco sistêmico para os países e organizações, que podem ser rápida e simultaneamente afetados por crises financeiras e conflitos ideológicos.”

Mas será mesmo que somos todos afetados pelas mudanças que acontecem fruto da globalização? Muitas vezes a globalização parece ser algo totalmente abstrato e distante de nosso dia-a-dia. Para compreender melhor sobre essa questão e sobre outras que vão aparecer ao longo de nossa disciplina convido você a entrar na vida de uma pequena empresa, assim como tantas que existem na minha e na sua cidade. A empresa que vamos visitar pertence a Celso e para conhecermos a sua empresa precisamos entender como ela nasceu.

Logo que terminou a faculdade a única certeza que Celso possuía é de que queria ter seu próprio negócio, naquela época ele namorava Claudia e os dois faziam planos para casar. Celso decidiu vender o seu carro e com parte do dinheiro comprou uma moto que serviria para sua locomoção, com o restante do dinheiro e mais algumas economias de Claudia decidiu investir em seu sonho. Na época Celso acreditou que uma videolocadora seria um excelente negócio, era o auge do vídeo cassete e as pessoas estavam ávidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com