TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira e Orçamentária

Por:   •  4/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Em uma empresa a administração financeira possui algumas funções, tais como:

I. Planejamento Financeiro - O planejamento financeiro auxilia o gestor a entender a real situação da empresa e os caminhos que precisam ser percorridos para a obtenção de resultados satisfatórios. Ao elaborar um planejamento financeiro a empresa consegue traçar metas e objetivos financeiros. Além de conseguir projetar cenários e se preparar para enfrentar possíveis situações que possam comprometer as finanças da empresa.

II. Controle Financeiro - Ocorre a partir do planejamento financeiro, o controle financeiro certifica se tudo o que foi planejado está sendo executado de forma correta e se está trazendo resultados positivos, caso não esteja, são tomadas corretivas. Com isso, evita-se que a empresa continue cometendo erros e fique cada vez mais longe de atingir suas metas.

III. Administração de Ativos - É importante, pois garante que os recursos serão comprados, usados e controlados de modo eficiente, a fim de que a produção seja contínua e, os investimentos, realizados.

IV. Administração de Passivos - Administrar os passivos da empresa é importante para as tomadas de decisões acerca do capital desejado pela empresa. O gestor consegue decidir qual forma de financiamento é ideal para a empresa. A administração de passivo busca ter compromissos de curto prazo em um total inferior aos seus bens e direitos de curto prazo, caso contrário, podem ocorrer sérios problemas de liquidez, aumentando os riscos e comprometendo os resultados.

Questão 2

I. Orçamento operacional - Abrange todas as áreas da empresa, com a discriminação na receita. Ele possibilita que a empresa organize e estruture toda sua parte financeira, planejando ações e estratégias mais assertivas.

II. Orçamento de caixa - Tem a função de manter todas as finanças da empresa em equilíbrio, permitindo atividades operacionais, de investimento ou financiamento. Sem um orçamento de caixa a empresa corre um risco maior de não ter recursos suficientes para arcar com compromissos ou deixar recursos em excesso parados no seu caixa.

III. Orçamento de capital - Auxilia na estratégia da empresa em relação ao seu capital. Se a empresa decide que precisa aumentar sua atuação no mercado, é preciso estudar a possibilidade de investir em novos equipamentos, construir novas unidades, divisões e etc.

GIRO DO ATIVO 1,5

RETORNO SOBRE ATIVOS (ROA) 3%

RETORNO SOBRE PATRIMÔNIO LÍQUIDO (ROE) 5%

Margem Lucro Liquido 2%

Patrimônio Liquido ??

Endividamento Geral ??

Lucro Liquido ??

Ativo Total ??

Questão 3

Questão 4. Analise Horizontal

Contas do passivo e pl

-29,91%

-36,70%

0,24%

-48,19%

72,41%

-4,21%

-56,68%

-42,65%

-42,56%

CONTAS DO ATIVO

Analise Horizontal

Ano Base 2019

-23,03%

-35,67%

-48,69%

-15,73%

-34,94%

-48,96%

-31,53%

-37,03%

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com