TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica Contemporânea

Por:   •  4/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Questão A:

“[...] Libras (Língua Brasileira de Sinais) está amparada pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. A Lei foi criada devido à luta pela conquista de direitos dos surdos em espaços de cidadania a exemplo de: escola, sociedade, igreja e outros que os levem a adquirir independência e inclusão social.”

Algumas pessoas por desinformação pensam que a língua de sinais é composta por gestos ou mímica que tem como finalidade a interpretação da língua oral. Eu, por exemplo, antes de estudar sobre esse assunto, pensava do mesmo jeito...

O surdo tem uma língua e um país que não a reconhece. Sua luta pela igualdade vem sendo foco para diversas discussões, pois há uma grande necessidade de se criarem mecanismos de divulgação, aquisição e aprendizagem da língua brasileira de sinais.

A conquista da disciplina de Libras nas Universidades e Faculdades mediante Lei representa um grande avanço para a valorização da língua de sinais e para a capacitação dos futuros profissionais. Com isso, nós estudantes, poderemos conhecer um pouco sobre a vivência e as necessidades dos surdos e, com nosso trabalho, poderemos contribuir para a inclusão deles na sociedade.

A comunidade surda remete à idealização de projetos e sistemas para serem usados em ambientes de ensino e de aprendizagem. Na televisão já existe programa focando os surdos utilizando os intérpretes de Libras, nos ambientes públicos e escolas também. Aqui mesmo na Faculdade Fael, sempre observo que nos vídeos aulas tem um intérprete de libras, e agora estou estudando sobre o assunto. Mas, percebo que mesmo com tantas mudanças ainda existem dificuldades enfrentadas pela comunidade surda que precisam ser vencidas.

Atualmente o surdo vem conquistando o seu espaço, mas ainda existem limitações impostas, a exclusão ainda ocorre em um grau bastante elevado, os surdos são ainda percebidos como limitados. O processo de inclusão ainda representa uma utopia. Acredito que a maioria da sociedade brasileira, é conhecedora da existência da Língua de Sinais, porém, nem todos sabem utilizá-la ou têm acesso a ela, ou até mesmo não tem interesse em aprende-la. Penso que, não somente o surdo, mas toda a família deste, precisa aprender a Libras, desse modo, com certeza ajudará para o pleno desenvolvimento do mesmo. No entanto sei que, a inclusão de surdos, precisa melhorar bastante, mais para isso, não somente a família precisa fazer sua parte, mas também o governo e os ouvintes.

Questão B:

As escolas devem ser reestruturadas para que os professores tenham condições de se capacitarem para atender todos os alunos de modo igualitário. Nós professores devemos estar abertos a compreender as diferenças educacionais dos alunos surdos e ouvintes, para que possamos auxiliá-los através do desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam essas diferenças.

Como Professora dessa escola, buscaria sempre me aperfeiçoar para as diversas situações que possam ocorrer em sala de aula, procurando aprender a Língua de Sinais para que eu possa estar preparada caso venha lecionar para um deficiente auditivo. Além do conhecimento sobre o assunto “Deficiência Auditiva”, eu como professora devo ter atitude reflexiva diante da questão, usando a sensibilidade e o bom senso na solução dos problemas que poderão surgir a partir da relação aluno/professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com