TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão como base da evolução da sociedade

Tese: Gestão como base da evolução da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

A administração como base da evolução da sociedade

Resumo

Este artigo discute o surgimento das Teorias da Administração como um evento social que acompanha a própria evolução humana, assim como identificar quais problemas as propostas iniciais buscaram solucionar, destacando a premissa de a administração ser uma habilidade humana, tendo surgido ainda na construção das primeiras cidades. Procurando sempre enfatizar os principais teóricos e precursores da administração, como Taylor e Fayol, os quais deram as primeiras contribuições para que a administração torna-se uma disciplina de conhecimento, criticando modelos empíricos e baseados na experiência. No decorrer das mudanças ocorridas no ambiente organizacional, surge a necessidade de aparecerem novas teorias, que viessem a completar ou até mesmo substituir teorias tradicionais, sendo elas baseadas na estrutura, comportamento e nas relações humanas. Sendo assim, é fundamental assimilar que o dinamismo do contextoempresarial leva as Teorias da Administração ao desenvolvimento constante de propostas adequadas aos novos problemas existentes em ambientes empresariais, cada vez mais complexos, considerando, agora, que o administrador exerce diversos papéis na organizaçãoe que as pessoas são o principal recurso organizacional. Também é importante para que você compreenda como os principais elementos ambientais interferem nas definições estratégicas das empresas, e como são estabelecidas as bases das políticas organizacionais.

Palavras- Chave: Teorias e teóricos; Influências externas; administração complexa.

ABSTRACT

This article discusses the emergence of theories of management sa social event that accompanieshu man evolution itself, as well as identifyproblemsinitial proposalssought toaddress, highlightingthe premise ofthe administrationto be ahuman skill, having arisenevenin the constructionof the first cities.Always seekingto emphasize the main theoretical precursor san da administration, asTaylorandFayol, who gavethe first contributionstothe administration becomesa disciplineof knowledge, criticizing gand empirical models based on experience. In the courseof the changesin the organizational environment, the need arises toappearnew theoriesthatwere tosupplement oreven replacetraditional theories, which were based on thestructure, behavior,and human relationships. Therefore, it is critical to assimilatethat the dynamismof the contextbusinessleadsTheories ofAdministrationto the continued developmentofappropriate proposalsfor newproblems inenterprise environments, Increasingly complex, consideringnow thatthe administratorhasseveral rolesin the organization andpeopleare the mainorganizational resource. It is alsoimportant foryou to understand howkeyenvironmental elementsinterfereinstrategic settings

enterprises, and how they arelaid the foundationoforganizational policies.

Keywords: Theories and theorists; External influences; complex administration.

1. INTRODUÇÃO

A administração, como atividade relacionada com a cooperação humana, sempre existiu. O estudo científico da administração, porém, é bem recente. No decorrer da história a administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante, somente a partir XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação.

Desde a Antiguidade, a administração vem sendo empregada em diferentes povos, mas só intensificou-se após a Revolução Industrial, na qual as organizações foram ficando cada vez mais complexas e necessitando de estudos e teorias que viessem a tornar o trabalho mais eficiente e organizado. Foi nesse contexto que surgiram grande teóricos que deram grandes contribuições para a administração a partir do século XX. Resumidamente, está em destaque os principais acontecimentos que antecederam a administração como conhecimento. Podemos observar que a administração está presente desde os primórdios da humanidade, e tem papel essencial no desenvolvimento de técnicas para facilitar e organizar a sociedade. Vejamos o quadro a seguir:

Período e Local

Evento

3.000 a.C., Mesopotâmia Civilização suméria. Escritura de operações comerciais. Primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais.

Século XXVI a.C., Egito Construção da Grande Pirâmide. Evidência de planejamento, organização e controle sofisticados.

Século VIII a.C., Roma Começo do império Romano, que duraria 12 séculos. Os embriões de muitas instruções administrativas dos séculos seguintes são criados nesse período.

Século V a.C., Grécia Democracia, ética, qualidade, método científico, teorização e outras idéias fundamentais.

Século IV a.C., China Sun Tzu, no livro A Arte da guerra, propõe princípios de estratégia e comportamento gerencial.

Século XV Gênova Luca Pacioli divulga o sistema de partidas dobradas para escrituração contábil no livro Summa de arithmetica, geometria proportionietproportionalita.

Século XVI Veneza O Arsenal de Veneza usa uma linha de montagem para a fabricação de navios, contabilidade de custos, numeração de peças inventariadas entre outros.

Meados do século XVIII Início da Revolução Industrial.

1881, Estados Unidos JosefhWharton funda a primeira escola de administração.

Final do século XIX, Estados Unidos Início da administração científica com Taylor

Década de 1910, EUA Linha de montagem de Henry Ford

1910 à 1916 Estudos e Max Weber e Henry Fayol

Década de 1920,EUA A companhia do DuPont e General Motors criam as bases das grandes estruturas, pelo trabalho Pierre Du Pont e Alfred Sload

Experimento de Hawthorne e início do movimento das relações humanas.

Década de 1950, Japão Desenvolvimento do sistema Toyota

1969, EUA Fundação do Project Management Institute

Década

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com