TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A religião é a principal base para se estabelecer uma sociedade

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

A religião é a principal base para se estabelecer uma sociedade.

Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.

A religião teve sua parte significativa em parte de grandes movimentos humanos, estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como base grupos religiosos, que durante parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.

Hoje em dia, apesar de todo o avanço científico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões do seu fim. A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a Religião continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos políticos e sociais.

 Como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, provavelmente sempre continuará sendo.

O estudo da religião é tema constitutivo e fundador da sociologia. Tanto Karl Marx como Emile Durkheim e Max Weber, se interessaram pela laboração de teorias visando compreender aspectos da vida religiosa e sua influência na sociedade. Os estudos produzidos por Weber, porém, sem dúvida alguma tiveram maior amplitude teórica e empírica. Weber analisou e comparou diversas religiões que existiram e que ainda existem no mundo, avaliando o papel que as crenças religiosas exercem na conduta dos indivíduos em sociedade. Num plano mais geral, o autor desvelou o potencial que a religião tem de provocar transformações na ordem social, sejam elas na esfera da economia, da política ou da cultura em geral. (Oliveira, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com