TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Sustentabilidade: Estudo do Conceito de Sustentabilidade aplicado as organizações

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.234 Palavras (21 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Gestão DA SUSTENTABILIDADE: Estudo do conceito de sustentabilidade aplicado as organizações

kARLA Aureliano da Silva

Liliana de fátima celestino campanha

susana do nascimento ciardullo

viviane de cássia rodriges frança ribeiro

SÃO PAULO

        2016[pic 1]

        

KARLA AURELIANO DA SILVA

LILIANA DE FÁTIMA CELESTINO CAMPANHA

SUSANA DO NASCIMENTO CIARDULLO

VIVIANE DE CÁSSIA RODRIGUES FRANÇA RIBEIRO

gESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: Estudo do conceito de sustentabilidade aplicado as organizações.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração sob a orientação da Prof. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani.

SÃO PAULO

2016[pic 2]


AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus, por dar-nos, saúde, força de vontade, coragem e a possibilidade de poder ingressar na difícil busca por novos conhecimentos.

Aos professores na qual com seus conhecimentos e suas respectivas experiências de vida nos proporcionaram um aprendizado de qualidade para nosso desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional.

Por fim, as nossas famílias que sempre nos deram forças para continuar no caminho dos estudos e desta forma concluir mais uma etapa da nossa formação.


SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO        5

1.1 Objetivo        6

1.2 Justificativa        6

1.3 Metodologia        7

CAPÍTULO 2 - PROBLEMA DE PESQUISA        7

2.1 -Revolução Industrial x Meio Ambiente        7

2.2 - Tecnologia        8

2.3 – Financiamento        8

2.4 - Legislações Ambientais Brasileiras        9

2.4.1 - Constituição Federal - Capitulo VI do meio ambiente        9

2.4.2 - Legislação Federal e Estadual        11

CAPÍTULO 3 - HIPÓTESES        13

3.1 – Efeitos Negativos do Desenvolvimento e Crescimento a Nível Ambiental        13

3.2 – Posicionamento da Empresa        14

3.2.1 - Ramo de Atividade da Empresa        15

CAPÍTULO 4  - GESTÃO AMBIENTAL        17

4.1 Responsábilidade Social        18

4.1.1 Certificação Sócio-ambiental        18

CAPÍTILO 5 - HISTÓRICO DE ACIDENTES AMBIENTAIS        20

6 - CONCLUSÃO        21

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

A introdução deste tema passa pela importante do significado de gestão ambiental e sustentabilidade, palavras que são usadas com frequência nos dias de hoje, principalmente pelas organizações públicas, privadas e autarquias que neste momento, passam também por grandes transformações de um mercado mais exigente e consciente em relação ao planeta como um todo.

Gestão Ambiental significa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros, ou seja, devemos realizarmos nossas atividades de forma responsável, economizando e protegendo os recursos naturais renováveis e não renováveis disponíveis através de atitudes conscientes utilizando os meios disponíveis atualmente para a preservação ambiental.  

A definição de sustentabilidade vem como um “conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”, que em nosso contexto significa utilizarmos os recursos naturais renováveis e não renováveis de forma a não comprometermos as futuras gerações, levando em consideração o crescimento econômico, social e ambiental.

Segundo PIRES (2003), O setor empresarial brasileiro despertou para a importância e necessidade de produzir adequando-se à preservação ambiental, quando:Houve a criação de normas internacionais para a mensuração da qualidade ambiental, aliada à grande concorrência internacional exigindo a adequação ambiental das empresas multinacionais e de empresas exportadoras;

Ocorreu uma modificação na legislação ambiental, que se tornou mais restritiva, ao mesmo tempo em que se intensificou a fiscalização;

Tornou-se visível o grande mercado vinculado à proteção ambiental incluindo oportunidades de negócios como: produtos e equipamentos antipoluentes, equipamentos ligados a energias renováveis, equipamentos de saneamento básico, produtos rurais ligados à agricultura orgânica, setores que exportam para o primeiro mundo, reciclagem de materiais industriais e resíduos sólidos, entre outros .

Os investimentos ambientais nas organizações bem como a procura por adotar um sistema de gestão ambiental, vêm crescendo a partir do momento em que o mercado e a própria sociedade exige o crescimento e consumo sustentável em todos os sentidos, seja do poder publico como do setor privado.

Saber como agir para cooperar com as três questões que envolvem sustentabilidade (aspectos econômicos, ambientais e sociais) exige mais que uma idéia, é necessário planejamento, estudo, análise e projetos que venham a condizer com a necessidade do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (212.5 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com