TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 1]

[pic 3]


[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tecnologia em Logística

Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais

ProinterIII entregue como requisito para conclusão da Disciplina “Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais”, sob orientação do professor-tutor presencial Anderson Luís Eburneo Pereira

~

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Ribeirão Preto/SP

Agosto/2015

Sumário

        Introdução....................................................... Página 04

        Produção do leite longa vida.......................... Página 05

Embalagem...................................................... Página 06

Envase.............................................................. Página 06

Transportes Rodoviário................................. Página 08

Transportes Aquaviário................................. Página 08

Transporte ferroviário................................... Página 09

Transporte Aéreo............................................Página 10

Transporte Dutoviário....................................Página 10

Figuras

Figura 01............................................................. Página 05

        Figura 02............................................................. Página 06

Figura 03............................................................. Página 06

Figura 04............................................................. Página 07

Introdução

        O leite e seus derivados são consumidos pela população a algum tempo.  A presença do leite e seus derivados na dieta alimentar ocorrem, principalmente, pelo fato de que estes produtos são fontes de proteínas e de minerais essenciais à promoção do crescimento e manutenção da vida para o ser humano.

        O leite é um alimento perecível, além de seus derivados,  e que  devem ser mantidos em condições especiais de temperatura para a sua conservação, pois pode ocorrer o desenvolvimento de microrganismos (bactérias) proporcionando sua deterioração caso não seja acondicionados da forma correta.

        Por isso é de vital importância a logística que será utilizada durante o transportes desses produtos, devem ser de maneira rápida, e acondicionadas na temperatura correta para que não venham estragar.

        O trabalho tem como tema de esclarecer qual seria o modal mais indicado no transporte do leite e seu derivado. O grupo selecionou o Leite Longa vida para trabalharmos na melhor escolha do modal para o transporte.

Produção do leite longa vida

        Para início de conversa Esse produto precisa de um ambiente quase hospitalar para ser fabricado, ou seja, o ambiente deve estar totalmente limpo. Para começar, as pessoas que participam da linha de produção usam luvas, jalecos e máscaras e os equipamentos são esterilizados.

O leite in natura é um produto elevadamente perecível, especialmente em conseqüência do desenvolvimento de microrganismos que resultam em acidificação ou azedamento do leite, tornando este produto inadequado para o consumo. Levando estes problemas em consideração, são tomados alguns cuidados desde a obtenção do leite até o consumo. Entre estes cuidados destaca-se o processo de pasteurização, que é obrigatório no Brasil para todo o leite produzido no país.

Este processo consiste em submeter o leite a um nível de aquecimento onde todos os microrganismos patogênicos presentes neste alimento sejam destruídos. É importante que este processo não cause alterações físico-químicas e organolépticas e, também, não deve alterar o valor nutritivo do produto. Sendo assim, o leite pasteurizado deve ser garantido do ponto de vista higiênico-sanitário, deve apresentar características semelhantes, ao máximo, ao produto natural e, por último, apresentar mais conservação, pois há a destruição de, aproximadamente, 99% da microbiota presente no leite.

O processo de ultra pasteurizarão, utilizado na produção de leite longa vida, consiste na elevação da temperatura do leite a cerca de 130-150ºC durante 2 a 4 segundos, seguida por resfriamento à temperatura inferior a 32ºC. Após esse tratamento térmico, o leite é envasado em embalagens assépticas, podendo, então ser mantido à temperatura ambiente. A denominação UHT vem do inglês Ultra High Temperatura, ou seja Ultra Alta Temperatura (UAT) indicando que o leite que foi submetido a temperatura ultraelevada por um curto tempo.

[pic 5]

Figura 01

[pic 6]

Figura 02

Embalagem

A embalagem do leite longa vida (caixinha). Ela é composta por seis camadas de proteção, de fora para dentro: uma cama da de polietileno para proteger a embalagem contra a umidade externa; uma camada de papel que confere estrutura e resistência à embalagem; uma camada de polietileno para aderência entre as camadas internas; uma camada de alumínio para evitar a passagem de oxigênio, luz e microrganismos; e, por fim, duas camadas de polietileno que evitam todo e qualquer contato do leite com os materiais internos da embalagem.

O resultado é uma embalagem de alta qualidade que, além de proteger o alimento contra a ação da luz, ar, água e microrganismos, evita que o aroma natural do produto se dissipe, mantendo assim a integridade do alimento por mais tempo.A embalagem longa vida respeita o meio ambiente em todo o seu ciclo de vida. Entre as matérias-primas utilizadas, o papel, proveniente de florestas manejadas e certificadas pelo FSC … Forest Stewardship Council, é produzido por fornecedores certificados com a norma ISO 14001. A embalagem, além de leve (28 g de embalagem armazenam cerca de 1kg do produto), contribui para evitar o desperdício de alimentos e os mantém protegidos até o seu consumo. Além disso, a embalagem da Tetra Pak é 100% reciclável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (428.1 Kb)   docx (181.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com