TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Processos Administrativos

Por:   •  7/7/2019  •  Seminário  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Natureza jurídica

        O ISSQN é um tributo não vinculado, o seja, é um imposto e pode ser utilizado de forma generalizada. Sendo assim, imposto é o tributo cuja obrigação tem o fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte, e também se apresenta como uma obrigação compulsória. E por fim, se tratando do ISSQN exigido pelo poder municipal e distrital.

Características:

  1. Recita derivada: Obtida do patrimônio do particular, pelo emprego da soberania do que é dotado pelo Estado;
  2. Receita pecuniária: Satisfeita em dinheiro pelo contribuinte em dinheiro ou cujo valor nele se possa exprimir, como exposto no Art.3º. da Lei nº.5.172/66-Código Tributário Nacional;
  3. Prestação compulsória: O contribuinte paga o tributo em virtude de uma obrigação legal, prevista em Lei.
  4. Prestação Unilateral - é uma imposição unilateral, pois não obriga ao Poder Tributante que o exige a uma prestação específica a favor do contribuinte, ou seja, não é uma prestação sinalagmática. Desse modo, quem paga o ISSQN nada recebe do Poder Público, porque sua imposição está desvinculada completamente da atividade estatal dirigida ao contribuinte.
  5. Prestação Fiscal ou Extra Fiscal: Pode ser dirigido com função financeira ou fiscal ou com função econômica ou social, podendo coexistir ambas finalidades.

Como imposto o ISSQN não pode contrariar os princípios abaixo:

        

  1. Princípio da legalidade: Estabelece que não haverá instituição ou majoração de tributo sem lei que o estabeleça.
  2. Principio da igualdade ou isonomia: Consiste em não apenas tratar igualmente situações desiguais, desde que, porém, a desigualdade seja reconhecida pela Lei e não meramente arbitraria.
  3. Principio da irretroatividade: Não pode ser cobrado antes do início da vigência da lei que houver instituído ou aumentado
  4. Princípio da anterioridade: não pode ser exigido no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a Lei que o instituiu ou aumentou.

owijceuonco

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com