TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projeto Aplicado a Negócios

Por:   •  11/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.167 Palavras (21 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS

Projeto Aplicado a Negócios I

Capítulo I, II, III e IV

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

2020.

Capítulo 1: Companhia Bassani Supermercado

1.1 Histórico Organizacional

Localizada no bairro Cavalhada, na Rua Coronel Massot, n° 1507, a Companhia Bassani Supermercado é uma empresa familiar de pequeno porte, que atua no ramo varejista, especializada em comercialização de itens de mercearia, padaria, bebidas, hortifrúti e carnes. Foi fundada no ano de 1990 por Nelson Francisco Bassani e sua esposa, Regina Bassani, que trabalharam durante anos atendendo ao público da zona sul da capital e demais localidades. Atualmente, o supermercado está sob a administração dos filhos do casal, César Bassani e Clairton Bassani, “que continuam honrando o legado de seus pais, levando produtos de qualidade e visando o melhor atendimento a seus clientes”, como eles mesmos fazem questão de dizer. A empresa possui uma estrutura física bem aconchegante e organizada para atender a todos os públicos, inclusive, focando na facilidade de acesso às pessoas com necessidades especiais, oferecendo mais comodidade e segurança aos seus clientes. A sua estrutura organizacional é modesta, composta por dois sócios administradores, com setores divididos entre caixas, padaria, auxiliares de loja (mercearia e bebidas), açougue e limpeza. Ao todo, o comércio conta com trinta e dois funcionários desempenhando suas respectivas funções.Os sócios administradores buscam selecionar para o quadro de funcionários pessoas que residam nas proximidades do supermercado, seguindo uma prática antiga que já era aplicada pelos fundadores do comércio. Acreditam que, desta forma, conseguem oportunizar emprego para a comunidade, fortalecendo a economia local e beneficiando aqueles que residem nas proximidades, facilitando o trajeto de ir e vir para o local de trabalho.

1.2 Norteadores Institucionais

A empresa Companhia Bassani Supermercado não possui Missão, Visão e Valores definidos, no entanto, é perceptível que seus administradores e colaboradores têm como seu principal objetivo a satisfação, o respeito e a valorização dos clientes. Considerando a importância de tais parâmetros, que atuam como norteadores do propósito institucional, a gerência manifestou interesse em ter a definição desses norteadores como um dos objetivos específicos do diagnóstico organizacional. A Missão, Visão e Valores caracterizam-se como três fatores vitais para a elaboração de um planejamento estratégico dentro de uma empresa, atuando como diretrizes e parâmetros morais nas organizações. Sem a definição de tais parâmetros, o propósito de existência de uma organização torna-se vago, pendendo para a direção que se mostrar mais conveniente, conforme as situações do dia a dia se desenvolvam. Elas servem até mesmo como base para o comportamento dos funcionários, que, em sua ausência, ficam sem referência dentro da empresa. A ausência da Missão, Visão e Valores impossibilita a criação da cultura organizacional, dando espaço para as subculturas – se é que podemos usar tal termo, pois se não há cultura, como haverá subcultura?Observamos que a empresa tem muita dificuldade na elaboração de suas metas, e isso é consequência de um erro muito maior, que é a ausência da missão, da visão e dos valores. Quando não se têm metas, também não se têm prazos, e todos fazem o que querem como querem e quando querem. E pior, entregam o que querem, sem parâmetros de qualidade, impactando em todas as fases da cadeia produtiva. Não basta apenas criar a Missão, Visão e Valores; é importante que a empresa revise suas atitudes com frequência para se certificar de que os conceitos das “três palavras mágicas” estão sendo seguidos à risca. Ou, até mesmo, se elas devem passar por algum tipo de ajuste ou atualização, afinal, o mercado está em constante evolução. Definir esses pontos também é fundamental para a determinação do planejamento estratégico de uma organização, auxiliando gestores a pensar nos aspectos de sua organização no longo prazo.

1.3 Stakeholders

Os Stakeholders exercem influência sobre os objetivos e resultados da companhia. Os sócios precisam identificar as partes interessadas, determinar suas necessidades e expectativas e, na medida do possível gerenciar sua influência em relação aos requisitos para garantir um projeto bem-sucedido. A definição de Stakeholder se resume a  qualquer pessoa ou organização que tenha interesse em uma empresa, negócio ou indústria, que influência ou é influenciado de forma voluntária ou não voluntária.

Os sócios precisam estar sempre conversando, identificando resistências e engajando para manter alinhadas as expectativas e necessidades para evolução e manutenção da empresa. Os públicos principais, clientes, não participarão tão ativamente das reuniões, conversas e definições do projeto, porém devem estar engajadas e satisfeitas com as definições e andamento dele, pois possuem o poder de decidir se a empresa continuará dando lucros ou não. Já os fornecedores se beneficiarão dos lucros da empresa. E, por último, não menos importante, os funcionários precisam estar satisfeitos com a empresa e os benefícios, para assim, entregar resultados satisfatórios para os clientes finais. Os concorrentes, no momento, não entregam ameaças para a companhia. Mas, precisam ser sempre monitorados.

Entre os principais stakeholders internos do mercado Bassani, estão o fundador, Nelson Francisco Bassani que desde o inicio criou um vinculo muito forte com os moradores da região e isso foi passando de pai para filho, que ao acessarem o mercado, muitos são chamados pelo nome. Essa formula o Sr Bassani fez questão de passar para seus filhos que hoje são responsáveis pela administração do mercado. Outro stakeholder interno, são os funcionários que como já mencionando anteriormente, são todos da região e alguns são filhos dos próprios clientes. Com esse formato de gestão o Sr Bassani entende que um ambiente amigável, passa uma maior confiança e credibilidade aos seus clientes.

Em relação aos stakeholders externos identificamos dois que seriam os principais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com