TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos como Aprimoramento da Terceirização

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1

 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 SOLUÇÃO DE CASO ..............................................................................................4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS .....................................................................................4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA .............................................6

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS ............................................8

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIAS .........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Diante de tantas transformações e mudanças ocorrendo no mundo dos negócios, atravésdos nossos conhecimentos colocados em prática ou mudanças normais, o presente trabalho irá abordar a gestão de projetos, onde serão apresentados quatro áreas de competência segundo PMBoK, abordará ainda a administração da produção e logística, onde serão apresentados a aplicabilidade da logística nas empresas modernas, além de o planejamento e controle da capacidade de produção e o melhoramento da produção.

Além destes, serão abordados ainda neste trabalho o empreendedorismo e plano de negócios, onde serão apresentadas as diferenças entre empreendedor, administrador e intraempreendedorismo, o estudo da análise de mercado e plano de negócios.

Desta forma, este trabalho será de grande importância para nós alunos do curso de administração, pois, o mesmo nos permitirá conhecer mais afundo assuntos relacionados às três disciplinas deste semestre, bem como, conhecer um pouco da história relatada no estudo de caso sobre a empresa de biscoitos “Gorls Scouts”.


  1. SOLUÇÃO DE CASO
  1. GESTÃO DE PROJETOS

Entende-se que um projeto é único, tem ciclo de vida definido e objetivo bem delineado e mensurável. As ações executadas são planejadas e os insumos necessários, alocados para que, em determinado prazo, atinjam os objetivos especificados em termos de custo, tempo e qualidade. Os objetivos são alcançados por meio de uma série de princípios, procedimentos, habilidades, ferramentas e técnicas.

Por meio do gerenciamento de projetos é possível obter uma visão sistêmica e integrada de todos os fatores envolvidos e relacionados para que os objetivos assumidos sejam atingidos, gerando bons resultados. Esse gerenciamento tem um enfoque que depende de participação e integração, e que compreende a elaboração de metas e objetivos do projeto, a concepção e a execução de um plano, a revisão, o gerenciamento e o controle do projeto.

Desta forma, o Project Management Base Of Knowledge (PMBOK), atribui um conjunto de áreas de conhecimento nas quais 4 delas destacaremos:

Risco: É a área de conhecimento que descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Temos cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como a resposta será planejado e como risco será planejado, criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos. Os processos dessa área são: Planejar o Gerenciamento dos Riscos; Identificar os Riscos; Realizar a Análise Qualitativa de Riscos; Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos; Planejar as Respostas aos Riscos; Monitorar e Controlar os Riscos.

Escopo: É a área de conhecimento que descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Existem três processos de planejamento (três primeiros) e dois processos de controle e monitoramento (dois últimos). Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se que o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente que está tudo correto.  Os processos dessa área são: Coletar Requisitos; Definir o Escopo; Cria a EAP; Verificar o Escopo; Controlar o Escopo. Onde este assegura a realização de todos os serviços e produtos requeridos. Exemplo: descrevem os desejos, ansiedades e expectativas no documento “declaração do escopo”.

Fornecedores: É a área de conhecimento que descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos. Os processos dessa área são: Planejar as Aquisições; Realizar as Aquisições; Administrar as Aquisições; Encerrar as Aquisições. Estes processos visam garantir a adequada aquisição de produtos e serviços de terceiros (planejamento de processos de requisições, processo de requisição, seleção de fornecedores, administração e encerramento). Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem se quer adquirir, receber as resposta dos fornecedores e selecionar o fornecedor, como se dará o gerenciamento dos contratos, pagamentos, se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar o fornecedor, e por último formalizar a finalização do contrato.

Partes Interessadas: É a área de conhecimento mais recente na qual descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Os processos dessa área são: Desenvolver o Plano de Recursos Humanos; Mobilizar a Equipe do Projeto; Desenvolver a Equipe do Projeto; Gerenciar a Equipe do Projeto. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar os tipos e o perfil dos profissionais, além da hierarquia desses profissionais e quem são responsáveis pelo o que no projeto quando ele estiver em execução, determinam como mobilizar as pessoas que foram requisitadas no projeto, se preocupa com o treinamento da equipe além da integração e geração de conhecimento e determinam como resolver conflitos antes que eles afetem o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com