TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Seminário: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  4.874 Palavras (20 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 20

Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

ATPS Etapa 2

Alunos (as):

Resenha Cap. 8

Avaliação do Desenvolvimento Humano

Aluna:

Há algum tempo atrás algumas organizações utilizavam a avaliação de desempenho de forma burocrática, gessada e que em muitos casos não funcionavam adequadamente e nem atendia o seu objetivo.

O tempo todo somos avaliados. Na rua, na academia, no curso, em casa, com os amigos e não é diferente dentro das organizações, onde além dos nossos gestores muitas vezes somos avaliados por nossos colegas de trabalho.

Mais o que é Avaliação de Desempenho?

Vários autores defendem suas teorias, mais podemos definir como o processo que mede o desempenho do funcionário, ou seja, o grau que ele alcançou nos requisitos do seu trabalho.

Também podemos dizer que é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc.

Revendo atividade produtiva está sendo bem utilizada pelo colaborador para o alcance dos objetivos da organização. Mensurando e identificando os pontos positivos e negativos, ajudando a corrigir falhas no passado e potencializando o futuro.

A avaliação de desempenho é o processo que tem por objetivos julgar ou estimular o valor, a excelência e as qualidades de um colaborador e sua real contribuição para a organização. Em outras palavras, a busca ” pela pessoa certa na vaga certa”.

Também serve para medir o clima organizacional, a integração dos colaboradores e os problemas administrativos de gerentes e supervisores.

O processo de avaliação de desempenho possui algumas etapas que são: apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo; identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados; entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.

Com a avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo. Gerando, assim, novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores. Além de poder oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação.

Um ponto muito importante do processo é o feedback, que permiti que os funcionários analisados e gestores, tenham como resultado informações relevantes, sólidas e tangíveis para um resultado eficiente. Este feedback faz com que os avaliados queiram investir ainda mais em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.

Por isso, manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir no treinamento de seus pares, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, fazê-los trabalhar de forma mais eficiente etc. Todos ganham quando uma equipe é avaliada de forma satisfatória pelos gerentes.

Aluna:

Avaliação do Desempenho Humano

A avaliação do desempenho é um tema constante e corriqueiro em nossas vidas particulares. O mesmo ocorre nas organizações. Elas sempre se defrontam com as necessidades de avaliar os mais diferentes desempenho: financeiro, operacional, técnico, em vendas e marketing. Como está a qualidade dos produtos, a produtividade da empresa, o atendimento ao cliente,e principalmente, como está o desempenho humano. Afinal, são as pessoas que dão vida á organização. Na moderna organização o desempenho humano precisa ser excelente em todos os momentos para que a organização tenha competitividade para atuar e sair bem no mundo globalizado de hoje.

Conceito de Avaliação do Desempenho

As organizações estão preocupadas com o desenvolvimento de seus funcionários, com os novos tempos de mudança, transformação, e de instabilidade, o padrão burocrático cedeu lugar para a inovação e para a necessidade de agregar valor á organização, as pessoas que nela trabalham e aos clientes que dela se servem. A avaliação de desempenho é uma apreciação sistêmica do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a Excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. A avaliação de desempenho recebe denominações variadas como avaliação do mérito, avaliação de pessoal, relatório de progresso, avaliação de eficiência individual ou grupal etc. A avaliação do desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa de hoje. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas á organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamentos e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas constituindo um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações. Segue seis questões fundamentais na avaliação do desempenho:

Por que avaliar o desempenho?

Qual o desempenho que deve ser avaliado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com