TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Educacional Anhanguera Rio grande

GESTÃO DE PESSOAS

ATPS: Prof.

6º Semestre do Curso de Administração de Empresas, Noturno.

Nome: RA:

Outubro 2013

Administração de Recursos Humanos

Introdução:

Esta atividade tem como objetivo verificar as ações das empresas quanto à administração de Recursos Humanos, as estratégias de Recursos Humanos, a Educação e Treinamento e as Indicações de Desempenho de Recursos Humanos. Para isto entrevistaremos duas empresas, a primeira é de transporte coletivo de passageiros urbano e a segunda do setor de transporte de carga. Com o resultado da entrevista realizaremos o relatório que segue.

Relatório das Empresas Pesquisadas

Primeira Empresa analisada possui aproximadamente 800 colaboradores e atua há 40 anos no transporte de passageiros urbano transportando cerca de 55 mil pessoas por dia desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Tem como politica de qualidade oferecer a excelência no transporte rodoviário coletivo de passageiros regular urbano em âmbito municipal e por fretamento contínuo e eventual, obter plena satisfação dos nossos clientes e atender às suas expectativas, facilitar a capacitação pessoal e a profissional dos nossos colaboradores, ter qualidade e preço, melhorar continuamente nossos processos, buscando o aprimoramento das atividades, respeitar e cuidar da comunidade em que operamos e preservar o meio ambiente.

Sua missão é propiciar transporte coletivo com qualidade e segurança superando às expectativas e necessidades dos nossos clientes e colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade com responsabilidade ambiental.

De acordo com a pesquisa realizada na 1ª empresa que atua no setor de transporte coletivo de passageiros urbano, a empresa é privada e realiza suas atividades sobre autorização do poder público (Prefeitura Municipal do Rio Grande).

O setor de recursos humanos realiza suas atividades com cadastro de funcionários ativos efetuado por sistema informatizado. Possui recrutamento mixto, ou seja oferece vagas tanto para colaboradores como incentivo de crescimento profissional, mas também dispõe de outras ofertas como jornal, SINE, BUSDOOR (anúncio publicitário) além do atendimento no RH.

Os critérios utilizados para a seleção são: escolaridade, experiência e valores alinhados aos da organização, observando a realidade local pela carência de mão de obra os critérios são flexibilizados. O setor procura preencher o cargo funcional de acordo com as competências de cada profissional para cada cargo estabelecido, pois acredita que o profissional qualificado traz benefícios em menor tempo. Caso contrario levasse mais tempo para se obter o retorno desejado.

Em relação às estratégias de Recursos Humanos utilizadas pela empresa, não se utiliza politica de participação nos lucros ou plano de carreira como forma de motivar seus colaboradores, além do salário pago em dia a empresa oferece outros benefícios legais como: vale transporte, vale alimentação, plano de saúde e quinquênio. Não tem como estratégia priorizar funcionários especialistas ou generalistas como forma de benéfica, mas incentiva o trabalho em grupo, assim como politica democrática para solução dos problemas e estabelece sua proposta de remuneração de acordo com o cargo assumido sendo ela fixa em salário bruto com todas as horas extras pagas no mês, não há banco de horas.

O nível mínimo de escolaridade exigido pela empresa é ensino fundamental incompleto, porem o nível de escolaridade não é compatível com as funções exercidas, exemplo alguns setores possuem gerentes que não tem formação superior, mas possuem larga experiência de anos atuando no setor. A empresa trabalha com ações preventivas e corretivas para identificar as necessidades de treinamentos aos seus colaboradores. Os treinamentos mais desenvolvidos são internos, realizados por colaboradores que passam instruções sobre os procedimentos operacionais realizados pela empresa, há também treinamentos terceirizados in company com aulas teóricas e práticas, nesta modalidade são desenvolvidos treinamentos como: atendimento ao cliente, cursos de atualização e palestras específicas para prevenção de acidentes, saúde e segurança no trabalho. Os treinamentos são efetuados de forma agendada, reuniu-se os colaboradores na sala de treinamentos da empresa onde todos os que estão ingressando recebem informações sobre regras e procedimentos operacionais realizados pela empresa. Como forma de auxilio a empresa procura facilitar o horário para o desenvolvimento de cursos de atualização necessários para o desenvolvimento das atividades. Os colaboradores que estudam também recebem flexibilidade no horário como forma de incentivo.

Quanto as formas de controle as faltas são apontadas para aja justificativa da mesma por forma de atestado médico, procura-se conversar com o colaborador, em caso de motivos fúteis é descontado em seu salário. A empresa controla seu índice de rotatividade de pessoal, mas não pode informar, pois o mesmo tem muitas variáveis de acordo com as oportunidades de emprego surgidas nos últimos anos no município.

A segunda empresa a ser analisada é de transporte de carga, uma filial estabelecida na cidade de Rio Grande desde 1997, hoje com aproximadamente 120 colaboradores em diversas áreas de operação tendo como missão: contribuir com o desenvolvimento do mercado, através da excelência na prestação de serviços de transporte rodoviário, armazenagem e agenciamento de cargas de importação e exportação. Promover o desenvolvimento dos processos internos, visando a satisfação dos clientes e a melhoria contínua da produtividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com