TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Ensaio: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Ensaio  •  6.213 Palavras (25 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 25

Gestão de Pessoas

Unidade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Os valores subjacentes às praticas de gestão de pessoas são os listados abaixo. Dentre eles, quais são considerados as condições essenciais para assegurar a efetividade do trabalho de gestão de pessoas, feito de acordo com os parâmetros da gestão estratégica de pessoas?

I Desenvolvimento mutuo

II Flexibilidade

III Consistência no tempo

IV Simplicidade

V Satisfação mutua

VI - Transparência

Estão corretos os itens:

Resposta Selecionada: e.

II, IV e VI

Resposta Correta: e.

II, IV e VI

Feedback da resposta: Transparência (critérios de condução do trabalho de gestão de pessoas devem ser claros e divulgados); Simplicidade (critérios devem ser simples e compreensíveis) e Flexibilidade (critérios flexíveis para que possam ser adaptados a diversas situações ao longo do tempo).

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

“Apesar de atravessar uma fase difícil no mercado por causa da crise econômica, a Valentino está investindo para crescer. Segundo Stefano Sassi, presidente e chefe executivo da Valentino Fashion Group, a meta da empresa é dobrar o volume de vendas dentro de cinco anos. Como eles pretendem fazer isso? Utilizando estratégias de crescimento intensivo.

A penetração de mercado é a mais famosa das estratégias de crescimento intensivo. Ela consiste em ampliar a participação de mercado, vendendo mais produtos para os mesmos consumidores. É uma estratégia que pode ser viabilizada de várias formas. Em primeiro lugar, a empresa pretende triplicar as vendas de acessórios, desenvolvendo uma variedade maior de bolsas, calçados e outros acessórios. Não se trata de uma estratégia de extensão de marca já que a Valentino não está entrando em novas categorias de produto, e sim ampliando a variedade de produtos que já oferece.

Outra forma de aumentar a participação de mercado é ampliando a quantidade de lojas nos países onde a marca já atua. Sassi disse que pretende ampliar de 65 para 100 o número de lojas próprias”. (Fonte: gestaodoluxo.com.br)

Assim como a Valentino, a empresa ABC prevê um aumento de 10% da participação de mercado do seu produto carro-chefe nos próximos dois anos. Para que a área de gestão de pessoas possa planejar a demanda futura dos recursos humanos, qual dos seguintes elementos NÃO deverá ser incluído?

Resposta Selecionada: e.

Identificação das práticas dos concorrentes.

Resposta Correta: e.

Identificação das práticas dos concorrentes.

Feedback da resposta: Milkovich (2000) coloca quatro questões-chave para que sejam coletadas as informações necessárias para o planejamento de gestão de pessoas: avaliação do ambiente interno e das pessoas da organização, definição da estratégia e objetivos organizacionais, definição das práticas de gestão de pessoas e avaliação e reinício do processo.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O Brasil passa por um período conturbado. A escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 e a descoberta de petróleo na camada pré-sal são promessas de impulsionar a economia e beneficiar empresas e indústrias. Em razão disto o mercado intensifica a procura por mão de obra especializada.

Uma empresa de telecomunicações contratou um headhunter para preencher uma posição de Gerente de Produto. Ao longo do processo de recrutamento, foram utilizadas diversas estratégias para tentar superar certas dificuldades, caracterizadas por: quantidade insuficiente de candidatos; falta de competição entre os candidatos; elevadas pretensões salariais. Considerando que mercado de trabalho é o conjunto de oportunidades de trabalho oferecido pelas organizações, a situação relatada é característica de um mercado: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: c.

de trabalho em oferta e/ou de RH em procura

Resposta Correta: c.

de trabalho em oferta e/ou de RH em procura

Feedback da resposta: Mercado de trabalho em oferta (ou cargos em oferta) significa dizer que há maior oferta de oportunidades de trabalho do que profissionais disponíveis para ocupá-las, ou seja, há mais vagas do que candidatos disponíveis. Por outro lado, mercado em demanda ou procura, significa que há menos vagas do que candidatos.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

"A complexidade das atribuições e responsabilidades passou a ser o elemento de diferenciação dentro das empresas. Hoje podemos observar nas descrições de cargo - diferentemente do que ocorria até meados de 1990 - não mais simplesmente descrições de funções e atividades, mas expectativas de entrega desses cargos, que apresentam uma escala crescente de complexidade." Assinale a alternativa que melhor está de acordo com essa afirmação.

Resposta Selecionada: e.

A complexidade é alinhada ao que chamamos "padrões de complexidade", conceito pelo qual considerarmos que a pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas.

Resposta Correta: e.

A complexidade é alinhada ao que chamamos "padrões de complexidade", conceito pelo qual considerarmos que a pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas.

Feedback da resposta: A complexidade é alinhada ao que chamamos "padrões de complexidade", conceito pelo qual considerarmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com