TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Materiais

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário UNA

[pic 1]

Ana Ramos
Guilherme de Almeida

Raquel Maciel
Renato Paiva

Rúbia Louise
Thaynara Bruna

Gestão de Recursos Materiais

Avaliação e Qualificação de Fornecedores

Belo Horizonte 2015

1. Introdução

Em um mundo globalizado e competitivo, é cada vez mais necessário e questão de “sobrevivência” ter bons fornecedores, que transmitam segurança, prazo e qualidade nos produtos. A verdadeira revolução da qualidade, introduzida em âmbito global nos últimos anos, trouxe consigo novas formas de abordagem do relacionamento cliente-fornecedor, no tocante as compras ou suprimentos de mercadorias e/ou serviços. Na abordagem comum, as empresas consideravam o fornecedor quase um adversário. As relações eram de curto prazo, havendo o mínimo de contato possível entre as partes. Hoje podemos dizer que essas situações estão se tornando cada vez mais raras. Entre cliente e fornecedor, procura-se desenvolver um clima de confiança mútua, em que ambos saem ganhando. É o que se convencionou chamar de parcerias. Quando esta relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.

Segundo Ribeiro, Rocha e tial, (2007), o termo comakership assemelha-se à co-fabricação, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as várias fases do projeto, como o planejamento, custos e qualidade e possuir a garantia de contratos de fornecimento a longos prazos.

A importância em escolher o fornecedor veio ganhando grande destaque no mercado e uma grande necessidade para as empresas, Segundo Bertaglia (2006), o processo de seleção de fornecedor não é simples. A complexidade aumenta em função das características do item ou serviço a ser comprado, pois as exigências podem ser maiores ou menores. O ato de comprar deixou de ser simplesmente o de efetuar uma cotação de preços. Há três características básicas que devem ser consideradas em um processo de decisão para se selecionar um fornecedor: preço, qualidade e serviço.

O mercado está em mudança todo o dia e a empresa precisa de algo que a diferencie e a coloque na frente das demais, tendo um diferencial que seja um fornecedor que o atenda e forneça tudo que seja de primeira qualidade, levando em consideração o preço e não deixando de lado nunca o prazo de entrega.

Tendo em vista a necessidade de um bom relacionamento entre cliente e fornecedor, elaborou esse estudo visando identificar o quão importante é esta relação para empresa, no que tange os lucros, aumento de competitividade e confiabilidade e quais requisitos devem ser considerados para se qualificar um fornecedor.

2. Desenvolvimento

Para atingirmos o objetivo de alcançar um produto acabado com qualidade, a empresa depende muito do fornecedor, uma vez que ele é quem tem em mãos o poder de atender no prazo, e com qualidade aos pedidos da empresa, para que esta por sua vez consiga alcançar às exigências do seu mercado. Sem deixar de levar em consideração os custos e prazos  para que o produto possa chegar ao cliente final com preço acessível, e dentro do tempo esperado. Afinal o cliente precisa estar satisfeito com o atendimento prestado em todas as suas esferas, pois uma vez bem atendido a probabilidade de fidelização tende a aumentar. Devido a isso, a extrema importância na avaliação dos fornecedores  para que a escolha seja assertiva e de qualidade.

O fornecimento do produto começa pela compra da sua matéria prima, não menos importante, necessitando de uma certa atenção ao adquiri-lo porque é ali onde tudo começa.

Para que exista alta qualidade no que se refere aos seus fornecedores a empresa precisa fazer um controle dos mesmos, com avaliações e inspeções que veremos a seguir, que são a melhor alternativa, estreitando laços com o fornecedor, menos avaliações e inspeções precisaram ser feitas, obtendo assim a certeza de um bom fornecimento, e o melhor atendimento ao cliente final .

De acordo com  Neumann e Ribeiro (2004, p. 45 a 46 apud Santos, Lopes e Magalhães), no processo de aquisição da matéria prima para a realização do produto, não se deve levar em consideração apenas o preço a ser pago, mas sim vários fatores que influenciam de forma direta e indireta no processo de fabricação, é preciso conhecer o histórico do fornecedor, o desempenho da entrega, o desempenho deles com relação aos seus concorrentes, a qualidade do produto e a resposta a problemas ocorridos durante o fornecimento do produto adquirido, as auditorias de sistemas de gestão do fornecedor, a capacidade logística do fornecedor e a avaliação financeira para garantir a viabilidade de continuidade de fornecimentos.

Entendemos assim que, este processo de avaliação deve ser continuo. Até que se chegue a um nível de confiança mútuo a empresa deve se atentar a cada um dos quesitos citados acima, com intuito de aprimorar cada vez mais os ganhos no que diz respeito ao fornecimento de seus produtos e/ou serviços. A escolha dos fornecedores vai muito além de apenas mais uma contratação de um serviço, pois a relação que se deve criar entre empresa e fornecedor deve ser satisfatória para ambas as partes. Afinal, esta deve ser uma gestão de estratégias por parte da empresa, pois impactará diretamente na qualidade de seus produtos e serviços, e nos lucros do seu negócio.

No blog O Melhor Fornecedor (que é uma plataforma que estabelece conexão entre clientes qualificados e fornecedores) encontramos algumas dicas sobre como selecionar fornecedores. A seleção de bons fornecedores vem a ser uma das grandes estratégias se seu objetivo na empresa seja de reduzir os riscos e ampliaro valor agregado aos produtos e serviços que a empresa oferece. Porém, é muito comum que empresas de pequeno e médio porte não tenham disponível um profissional com conhecimento necessário para contratação deste. A escolha errada do fornecedor pode ser prejudicial para a empresa em diversos setores da empresa e até na sua relação com o cliente.

Como critério para a seleção de bons fornecedores, O Melhor Fornecedor nos direciona para alguns critérios gerais que devem ser o norte para as empresas na hora de avaliar seus fornecedores:

Competências essenciais: São recursos exclusivos que o fornecedor pode oferecer. Alguns pontos fortes, seu modo estratégico de dar seguimento em seu trabalho conforme a necessidade da empresa.

Qualidade dos produtos e serviço: Ter um Feedback de outras empresas que já utilizaram o fornecedor para tal produto e serviço para que seja base na contratação deste fornecedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (333.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com