TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Sistemas de Informação

Projeto de pesquisa: Gestão de Sistemas de Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

. ÁREA E TEMA DA PESQUISA

1.1 Área de Pesquisa

Administração de Sistemas de Informação

1.2 Tema de Pesquisa

Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões

1.3 Tipologia do Artigo

Ao analisar a empresa e definido o tema, o tipo de artigo será de revisão bibliográfica.

2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA

2.1 Problematização

Ao analisar a empresa Marisa Lojas Varejistas S.A. contatou-se que a empresa dispõe de vários sistemas informações que torna o processo de tomada de decisões mais lento, pois as informações são atualizadas de forma lenta de um sistema para outro, impossibilitando ações imediatas que o segmento varejista exige. O sistema dos PDV'S (ponto de vendas) que alimenta o sistema de informação gerencial DW (Data Warehouse ou armazém de dados) apresenta uma falta de sincronismo no processo de transmissão de informações. O sistema de crédito da empresa atualiza as informações de hora em hora. Contudo, as informações demoram atualizar no sistema de informação gerencial, algumas vezes chega até cinco dias o tempo para atualização das informações.

Segundo Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 302):

"Os sistemas funcionais podem não permitir que departamentos diferentes se comuniquem utilizando a mesma linguagem. Em muitos casos, os colaboradores usando tecnologia baseada na funcionalidade simplesmente não obtêm as informações de que precisam, ou as obtêm tarde demais.

Diante do exposto objetiva-se responder a seguinte pergunta: Quais os impactos negativos para empresa, ao utilizar vários sistemas de informação?

3. OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.1 Objetivo Geral

Identificar e analisar os impactos negativos para empresa, pela utilização de vários sistemas de informações, apresentando as vantagens competitivas quando se utiliza um sistema de informação integrado.

3.2 Objetivos Específicos

• Identificar os problemas provenientes da utilização de vários sistemas de informação.

• Analisar os fatores que torna o processo de tomada de decisões mais lento e menos assertivo.

• Apresentar as vantagens competitivas proporcionadas pela utilização de um sistema de informação integrado.

4. JUSTIFICATIVA

A sociedade contemporânea vive a chamada era da informação. E os hábitos, desejos e necessidade de consumo mudam constantemente. Neste contexto, as organizações necessitam dispor de ferramentas de gestão mais eficientes, para auxiliar no processo de tomada de decisões com o máximo grau de assertividade possível.

Os sistemas de informações assumem um papel fundamental neste sentido, porque reúne dados de todas as áreas da empresa e transforma em informações para auxiliar o Administrador a tomar decisões. Portando, é imprescindível que essas informações estejam corretas para não comprometer o futuro da empresa. Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 17) afirmam que: "Sistemas de informações estratégicos proporcionam vantagem em relação aos concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade; leva ao controle de um mercado e lucros maiores que a média."

5. MARCO TEÓRICO

O marco teórico aborda a Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões que envolvem vários aspectos que devem ser analisados por vários autores objetivando suas definições e as formas de abordagem.

Apresenta-se um direcionamento acerca do tema de pesquisa e todo referencial da Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões proposto pela pesquisa.

5.1 Integração de Sistemas de Informações de Apoio a Decisões

Segundo Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 302), integração se divide em interna e externa. A integração interna se refere à integração dentro de uma empresa entre aplicações e/ou entre aplicações e bancos de dados, ou pacote de CRM com o banco de dados dos clientes. Grandes empresas que possuem centenas de aplicações podem achar extremamente difícil integrar as últimas aplicações baseadas na Web com sistemas legados mais antigos.

A integração externa se refere à integração das aplicações e/ou banco de dados entre parceiros entre parceiros comerciais como, por exemplo: fornecedores com um sistema de aquisição eletrônica dos compradores.

De acordo com Turban, Rainer Jr. e Potter (2005, pág. 303) "Uma das ferramentas mais bem sucedidas para gerenciar cadeias de fornecimento, especialmente as internas, é o ERP (sistemas integrados de gestão). O sistema integrado de gestão (ERP) software que integra o planejamento, gerenciamento e uso de todos os recursos na empresa inteira."

6. METODOLOGIA DE PESQUISA

6.1 Método Quando a Abordagem

A abordagem da pesquisa é caracterizada como qualitativa, trabalha com um nível de realidade que não pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com