TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de custos

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.475 Palavras (38 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 38

Análise de custos em uma fábrica de fertilizantes líquidos[pic 1]

Rafaela Gambini Viana[1]

        

Resumo        

Este artigo procurou evidenciar as principais diferenças entre os métodos de custeio por absorção e de custeio variável, onde se pode relatar os custos fixos e custos variáveis encontrados no período analisado.  O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso em uma única empresa, e analise de dados teve característica descritiva e explicativa. A partir de um método de analise diferencial baseado em propostas de preços diferenciadas, onde se pode visualizar diferenças de preços e analisar o diferencial da aplicabilidade deste tipo de análise. É possível inferir que o método de controle de custos tradicional, preconizado pela Contabilidade societária brasileira apresenta limitações em relação à tomada de decisão em situações de risco ou de curto prazo. O critério de custeio variável, ou de lucro marginal possibilita a segregação de despesas e custos que não interferem na produção e que podem ser excluídos no momento de uma decisão especial, desde que haja capacidade produtiva ociosa.  

Palavras-chave: Método de Custeio Variável,  Método do Custeio por absorção, fertilizantes,

Abstract

This article sought to highlight the main differences between the methods of absorption costing and variable costing, where you can report the fixed costs and variable costs found in the analyzed period. The work is characterized as a case study in one company, and data analysis was descriptive and explanatory feature. From an analysis method based on differential differentiated price bids, where one can visualize price differences and analyzing the differential applicability of this type of analysis. You can infer that the method of traditional cost control, advocated by the Brazilian Corporate Accounting has limitations in relation to decision-making in situations of risk or short-term. The criterion variable costing or marginal profit allows the segregation of costs and expenses that do not interfere with the production and that can be excluded when a particular decision, provided there is idle production capacity.

Keywords: Method of Variable Costing, Absorption Costing Method, fertilizers

  1. Introdução

Hoje em dia a sociedade depara-se com uma economia cada vez mais emergente por consumidores mais exigentes, especialmente no que se trata dos aspectos de qualidade, o que gera grande preocupação a qualquer empreendedor, não só em se manter como empresa, mas em melhorar cada vez mais seu desempenho no mercado. Podendo ser observado que em todas as áreas produtivas há uma tendência de automação em novas tecnologias, tanto em manufaturas e serviços como também em tecnologia de informações que venha a agir de forma mais rápida e segura. Mostrando que sempre pode haver a busca por melhorias na área da tecnologia de informações, que se tornou um elemento essencial no dia-a-dia das empresas, tais sistemas são organizados para gerar informações úteis à tomada de decisões.

A importância do sistema de custos nas empresas, principalmente as do ramo agrícola, está ligada a necessidade de ofertar produtos em maior quantidade, com maior qualidade e a custos competitivos, em um mercado cada vez mais competitivo.

Esse processo começa de fora para dentro, ou seja, o mercado e as tecnologias mais emergentes estão desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade dos produtos e processos empresariais, e de certa forma impulsionando as empresas a buscarem excelência, principalmente na gestão dos recursos que mantém essas organizações.

A importância do sistema de custos nas empresas, principalmente as do ramo agrícola, está ligada à minimização de riscos, principalmente por que o mercado de commodities é instável, imprevisível, e tem motivado vários estudiosos a apresentar ferramentas de solução para os problemas mais cotidianos dessas organizações.

Este artigo está estruturado da seguinte forma: primeiramente apresenta-se a problemática estabelecida na empresa, seguida dos objetivos geral e específicos. Na sequência apresentam-se a justificativa, os procedimentos metodológicos e as referências teóricas que contemplam os fundamentos de custos e de análise gerencial.

A análise de custos está ligada a diversos pontos, como desde a composição do custo do produto até a formação de preço. A análise dos métodos de custeio envolve as bases das tomadas de decisões, ou seja, as informações geradas pelos mesmos.

A problemática ligada aos custos empresariais é uma preocupação que afeta os mais variados segmentos da economia. As variáveis de decisão ligadas aos custos e seu processo de formação, bem como o efeito da concorrência e das altas cargas tributárias tem impulsionado os empresários a buscar novas alternativas de gerenciamento e controle de suas estruturas de custo.

A empresa em estudo, Dimicron Química do Brasil Ltda., de médio porte, pertencente ao ramo fabril, foi fundada em 26 de novembro de 1985. Hoje, possui 44 funcionários sendo 03 no LAS (Laboratório de Análise de Sementes), 13 funcionários na área administrativa, 21 funcionários na produção, 04 funcionários ligados à obra (reforma e construção dos pavimentos da empresa) e por fim 03 funcionários da área de vendas.

Essa empresa utiliza atualmente o sistema de custos por absorção que é um método desenvolvido na Alemanha no início do século XX, consiste basicamente na apropriação de todos os custos envolvidos na produção dos fertilizantes líquidos foliares, onde todos os gastos relacionados com a fabricação dos produtos sejam distribuídos aos produtos. Tais custos como a matéria prima utilizada, a mão de obra da produção, os gastos gerais envolvidos gerando então o custo total do produto final.

Este estudo aborda a análise do método de custeio utilizado na fábrica de fertilizantes, com a necessidade de avaliar sua eficiência e eficácia em relação ao resultado final. Para tanto se elaborou o seguinte questionamento: Qual dos métodos de custeio, absorção ou variável, geraria as melhores informações aos usuários internos na Dimicron Química do Brasil Ltda.?

Analisar e compreender os impactos na tomada de decisões e as práticas adotadas para apuração dos custos da empresa é considerado um exercício de suma importância e de extrema relevância gerencial. A partir da pesquisa realizada podem-se estabelecer parâmetros sobre as atividades realizadas e os modos de apuração dos custos das mesmas na produção, permitindo tornarem-se mais rentáveis do ponto de vista administrativo e gerencial. Em se tratando de um mercado importante, como o da Dimicron Química do Brasil, que é a venda de fertilizantes líquidos, para tratamento de sementes e as demais culturas em suas sazonalidades, visa o beneficiamento e desenvolvimento responsável de soluções no campo. O que torna imprescindível a discussão de práticas e estratégias para que possa chegar aos resultados almejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)   pdf (306.7 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com