TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de custos

Por:   •  26/8/2015  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de custos

Custos, despesas ou investimentos

RESUMO

A gestão de custos é primordial para auxiliar na administração de qualquer organização que vise um produto final gerador de lucro. Deste modo cabe ao profissional administrador o conhecimento de tudo que é agregado aos custos de um determinado produto, planejando estratégias para que o andamento da organização tenha um fechamento positivo.

Palavras-chave: Gestão. Custos. Administrador.

1 INTRODUÇÃO

As empresas diariamente geram gastos para elas mesmas, para que possam estar ativas no mercado. Os gastos acontecem devido à necessidade do serviço oferecido aos consumidores, bem como para o próprio funcionamento da empresa, ao estar produzindo, necessita de matéria prima, manter funcionários, transportar, entre outros custos fixos que consequentemente irão agregar custos no preço final do produto.

Surge então a necessidade da presença do administrador, que ao analisar esta infinita possibilidade de geração de custos media as possíveis diminuições de gastos, sem diminuir a qualidade do produto oferecido.

2 CUSTOS, DESPESAS OU INVESTIMENTOS?

De modo a facilitar a tomada de decisões por parte dos administradores, se faz necessário pensar na organização como um todo, e fragmentar os gastos em custos, despesas e investimentos.

Segundo bruni e Fama (2004, p.25): “Os investimentos representam gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos’’. Esses devem ser encarados como algo vital para a empresa estar ativa no mercado, os investimentos geram gastos, esses que poderão ser pouco a pouco agregados aos custos e despesas.

        Durante o processo de fabricação do produto final e que os custos aparecem. Para Bruni e Fama ( 2004, p.25. ): ‘’ Os custos representam os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços’’.

        Pagamentos de salários, telefone, transporte, manutenção de equipamentos entre outros custos que podem ser fixos, ou surgiram no decorrer do mês, a partir dos custos fixos e que o planejamento devera ser baseado, deixando sempre uma reserva, como margem para eventuais custos que possam surgir. Os custos estão ligados diretamente a produção do produto.

Por ultimo surgem às despesas da organização, esses são gastos gerados com outros setores que contribuem com a organização, porem não está diretamente ligada à produção, porém também geram gastos. Segundo Bruni e Fama. (2004, p.25) ‘’ [ ... ] as despesas correspondem a bem ou serviços, consumindo direta ou indiretamente para a obtenção de receitas’’. Alguns exemplos são despesas salários de vendedores ou administradores.  

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

        O administrador é a figura encarregada de realizar a gestão sobre estes custos, buscando através de um bom planejamento organizar os investimentos, despesas e custos que giram em torno do produto final. O objetivo de todo empresa é trabalhar com um fechamento positivo, ou seja, oferecer um produto de qualidade que atende as necessidades do consumidor, trazendo consequentemente o lucro para a empresa, este resultado depende de uma boa gestão por parte do administrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com