TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de estoques, de pedidos e de transportes

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1 – Logística e a Administração Pública

Gestão de estoques, de pedidos e de transportes.

O estudo sobre a logística traz consigo um grande avanço tal qual a importância do uso desta tecnologia para atender as necessidades das empresas, melhorando assim o tempo de atendimento para o mercado, controlando pedidos, estoque e transporte e gerando uma diminuição nos custos, aumentando a qualidade e a produtividade. O conceito e o histórico da logística estão focados nas vantagens que estão relacionados aos ganhos no tempo e também nos custos. Pelo fato da falta de conhecimento das pessoas quanto ao funcionamento dos processos de compras ou de tempo, podemos dizer que a logística hoje tem em nosso conceito como a melhor atividade para o transporte e serviços dentro da administração publica, pois ela possui como característica principal a redução dos custos e também a agilidade, o compromisso e a responsabilidade, gerando assim uma grande comodidade e confiabilidade para quem usufrui desta tecnologia. Pode-se ver que operar o sistema logístico é muito trabalhoso, porque tem que se planejar desde o pedido até a expedição. O mercado necessita de atenção quanto à preferência e as necessidades do cliente, quanto aos produtos e serviços e a disponibilidade de fortalecer as margens de lucros e também, a disponibilidade de recursos que são essenciais para atender as necessidades da população. Por isso torna-se importante a logística nas organizações e em especial na gestão dos estoques. A gestão do estoque é todo o procedimento e técnica que são exigidos para garantir a qualidade no tempo certo. Os estoques, são materiais reservados por uma organização para suprir demandas. A manutenção dos estoques tem um custo alto e é uma atividade-chave na logística.

Na logística o processamento dos pedidos é o que tem o custo menor, em relação a transportes e estoques. O processamento dos pedidos vem em primeiro lugar e é uma atividade de suma importância, dado o fato de ser um elemento necessário para levar bens e serviços aos clientes. Os pedidos são atividades pela qual se inicializa a separação dos produtos e com isso a preparação para a entrega dos bens e serviços.

As empresas tem o transporte como a atividade mais importante e mais essencial na logística. Nenhuma empresa pode fazer a movimentação de seus produtos acabados, sem depender do transporte, seja, por caminhões, trens, navios,aviões, etc. O transporte é a parte mais visível e envolve a decisão quanto ao meio de levar até o cliente o produto de modo seguro e eficaz, com qualidade e tempo adequado para o bom andamento da logística.

Segundo Araújo (2003), existe algumas versões para a origem da palavra Logística: alguns autores afirmam que ela é originaria da palavra francesa “Loger”, que significa “acomodar”. ,“alojar”, enquanto outros autores afirmam que é derivado do grego “Logos” (razão) que significa “a arte de calcular” ou “a manipulação dos detalhes de uma operação”. A palavra logística é usada para expressar “o planejamento e a gestão dos serviços relativos à documentação, manuseio, armazenagem dos bens, objetos de uma operação de comercio nacional ou internacional”.

Conforme Faria (2003),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com