TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de informações

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

A integração vertical consiste na compra de empresas fornecedoras ou empresas clientes. O objetivo dessa integração não é o de reduzir custos –        embora isso possa ocorrer –        mas o de obter regularidade, isto é, melhorar a qualidade do negócio. A integração vertical é toda aquela que envolve a aquisição (ou abertura) de empresa compradora ou fornecedora de insumos/produtos. Exemplo disso: fábrica de blocos que adquire fábrica de cimento, uma pedreira e uma mina de areia.

A integração horizontal consiste na ampliação das atividades dentro do mesmo ramo. Por exemplo: empresa varejista de material de construção que vende areia, cal e cimento e adquire uma outra que vende pedras e uma outra que vende materiais diversos

Questão 2

R: A cultura da informação tem sua importância e influencia em uma empresa mais moderna e adequada, em que a cultura da informação, de uma forma simplificada, é o modo como as pessoas utilizam a informação – informação esta difundida por tecnologia. As redes de computadores e os recursos de multimídia possibilitam a partilha da informação, mas, importante: não garantem o uso inteligente da informação. Encontramos aí o papel do administrador de sistemas de informação, como o principal elemento para desvendar a cultura e os aspectos importantes para a sistematização e informatização dos processos, em que a primeira regra da cultura da informação, que é “a informação usada para aperfeiçoar processos, não para controlar pessoas”. Esta é a primeira regra de uma cultura organizacional com foco nos clientes (internos e externos); é a primeira regra de uma cultura da informação e que deve ser adequada à empresa.

A estratégia corporativa cuida de criar condições para viabilizar vantagens competitivas no longo prazo, ficando, assim, com as decisões relacionadas com o longo prazo e com as questões que são mais pertinentes aos donos da empresa ou seus representantes. Se for prejudicada a estratégia corporativa, só no longo prazo haverá queda da competitividade

A estratégia de posicionamento no setor tenta obter uma diferenciação de produto ou de mercado, e o posicionamento é “reconhecido” pelos concorrentes. Busca a conquista de diferenciais mercadológicos. O posicionamento envolve apenas uma relação com os demais concorrentes ou com outros elementos da cadeia de negócios. O consumidor não percebe o fato. A estratégia de posicionamento obrigatoriamente envolve mudanças na cadeia de fornecimento, afetando fornecedores ou clientes.

A estratégia competitiva busca uma valorização da empresa junto aos consumidores. Os consumidores reconhecem alguma vantagem que a empresa lhes fornece. Consequentemente, tal vantagem só pode ser nos campos de competição apontados por Contador (1996): custo, produto, prazo, assistência e imagem.

Confidencialidade da informação (information confidentiality): é um dos aspectos relacionados à segurança das informações que trata das garantias necessárias para que a informação seja acessada somente pelas pessoas que estejam autorizadas.

O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) mede a variação no lucro em razão de uma variação nas vendas. Permite ainda medir a distância que a empresa está do ponto de equilíbrio. Desse modo, o GAO auxilia os gestores no processo de tomada de decisão relativa a elaboração das políticas de preços, custo, mercado e lucro.

Para projetar um sistema de indicadores, Muscat (1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, conhecer a estratégia competitiva, fixar as características fundamentais que o produto deve apresentar, definir os fatores críticos de sucesso, Identificar as variáveis que permitam medir os resultados, desdobrar os indicadores básicos. Um sistema de indicadores coerente deriva dos objetivos que a organização pretende atingir, e tais objetivos, a longo prazo, são expressos adequadamente pela visão de futuro.

Contabilidade Gerencial X Contabilidade Financeira : Usuários primários das informação – na Contabilidade Financeira, trata-se das pessoas e entidades externas à entidade, enquanto, na Contabilidade Gerencial, são os vários níveis hierárquicos e mesmo as áreas funcionais internas. Sistemas contábeis - No caso da Contabilidade Financeira, a abordagem das partidas dobradas é compulsório. Enquanto na Contabilidade Gerencial podem ser utilizados sistemas de informações distintos daquele usado na Contabilidade Financeira e mesmo informações não-monetárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com