TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produtos

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Nome: Larissa Lorraine Nunes Lourenço.

Resenha

Livro: Administração de Marketing

           Autor: Phillip Kotler, 14° edição.

Belo Horizonte, 23 de agosto de 2016.

Resenha

 Capitulo 12

KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. 14 ed.-São Paulo: Person Eduaction do Brasil, 2012.

No capitulo 12 do livro de Administração de Marketing relata as características do produto e como os produtos podem ser classificados e deste modo como uma empresa constrói seu mix de produtos e os fatores que alteram na construção do mesmo. Um produto e tudo que pode ser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, incluído bens físicos, serviços, experiências, evento, pessoas, lugares e etc.

Níveis de produto:

Nível fundamental é o beneficio central que o cliente esta de fato adquirindo, o segundo nível, e a transformação de um produto central por um produto básico, no terceiro nível o profissional de marketing prepara um produto esperado, o cliente espera encontrar determinados atribuídos e condições ao adquirir o produto ou serviço. No quarto nível, o profissional de marketing vai além às expectativas e prepara um produto ampliado, no quinto e ultimo nível encontra se um produto em potencial que abrange todos os possíveis incrementos e transformações que o produto ser submetido posteriormente.

Classificação de produtos:

  • Bens duráveis: São bens tangíveis utilizados por determinados período. Exemplo: geladeiras, ferramentas, roupas.
  • Bens não duráveis: São bens tangíveis consumidos ou utilizados poucas vezes, geralmente consumidos rapidamente e comprados com frequência. Exemplo: Cerveja.
  • Serviços: São produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis, e perecíveis que normalmente exigem mais controle de qualidade, credibilidade e adaptabilidade. Exemplo: Assessoria jurídica.

Classificação dos bens de consumo:

  • Bens de conveniência: Consumidores compram com frequência, são considerados produtos básicos. Exemplo: Sabonetes, jornais e etc.
  • Bens de compra comparada: O cliente costuma comparar antes de adquirir os mesmo, fatores como qualidade, preço e modelo. Exemplo: Moveis Eletrodomésticos, roupas.
  • Bens de especialidade: Apresentam características ou identificação de marcas singulares, onde os consumidores estão dispostos a fazer um esforço extra para o consumo de determinado produto. Exemplo: Carros.
  • Bens não procurados: São aqueles desconhecidos pelo consumidor ou que os mesmos não pensam em adquirir. Exemplo: Seguros de vida.

Muitos produtos podem ser diferenciados quanto à forma, tamanho ou estrutura física, obtendo características que complementam sua função básica. Uma empresa pode aderir a novas características ao seu produto de acordo com uma pesquisa realizada com os seus compradores recentes. Produtos podem ser diferenciados por meio de customização, à medida que as empresas ganham experiências em coletar informações sobre cada cliente e parceiros de negócios, ocorre à capacidade de individualizar ofertas de mercado, mensagens e mídias.A customização em massa é a capacidade de uma empresa de atender as necessidades de cada cliente.

A maioria dos produtos se enquadra em um dos seguintes níveis de desempenho: baixo, médio, alto ou superior, e o nível pelo qual as características básicas do produto operam, os consumidores esperam que os produtos tenham alta qualidade de conformidade, isto é, que todas as unidades produzidas sejam idênticas e atendem as especificações prometidas, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo e estilo.

Quando o produto físico não pode ser facilmente diferenciado, a chave para o sucesso competitivo pode estar na adição de serviços valorizados e na melhoria da qualidade com que são prestados, os principais diferenciadores de serviços são facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento ao cliente, orientação ao cliente e manutenção e reparo.

A hierarquia de produto inclui desde necessidades básicas ate itens específicos que suprem necessidade, podemos identificar seis níveis da hierarquia do produto:

  • Família de necessidade: A necessidade central que sustenta a existência de uma família de produtos.
  • Família de produtos: Todas as classes de produtos que podem satisfazer uma necessidade central com razoável eficácia.
  • Classe de produtos: Um grupo de produtos dentro da família de produtos que tem, reconhecidamente, certa coerência funcional, também conhecido como categoria de produto.
  • Linha de produtos: Um grupo de produtos dentro de uma classe de produtos que estão intimamente relacionados por que desempenham uma função similar.
  • Tipo de produto: Um grupo de itens dentro de uma linha de produtos que compartilham uma das diversas formas possíveis do produto.
  • Item: Uma unidade distinta dentro de uma marca ou linha de produtos que se distingue por características como tamanho, preço , aparência e atributo.

Mix de produtos é o conjunto de todos os produtos e itens que uma empresa põe a venda, o mesmo dentro de uma organização possui abrangência, extensão, profundidade, consistência especifica, essas quatro dimensões do mix de produtos permitem a empresa expandir seus negócios de quatro maneiras, elas podem adicionar novas linhas de produtos, ampliando assim a abrangência do mix, pode aumentar a extensão de cada linha de produtos, pode adicionar mais opções para cada produto e aprofundar o mix, buscando maior consistência na linha de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com