TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Desenvolvimento Humano

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Curso: Gestão da Produção Industrial

Professor: Flávio Alexandre Hobold

Nome do aluno: Luan

Data: 11/03/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Apresente um exemplo de cada um dos tipos de lideranças citados no capítulo 2 de nosso livro didático.

        Liderança autoritária é quando o Gestor impõe suas ordem sem dar liberdade dos seus colaboradores emitirem suas opiniões. Voltada para resultados no eu gera um ambiente de competitividade e de muita desconfiança.

        Liderança laissez-faire é o famoso líder deixa levar, desde que o serviço esteja sendo feito ele tem uma atitude passiva diante das dificuldades encontradas pelo grupo, não se posiciona e não direciona o grupo, ambiente e de insatisfação, frustação e insegurança.

Liderança demográfica o Líder tem uma equipe descentralizada, o sentido de “nós” torna o grupo mais unido. A margem de erro é menor, o rendimento e mais lento porem a equipe é mais segura e confiante.

Questão 2 (3,0 pontos)

Como sabemos, o maior patrimônio que as organizações possuem não são as máquinas como era antigamente, mas as pessoas pois são elas que pensam sobre determinadas demandas, fazendo a diferença para a grande competitividade organizacional.

Considerando o acima exposto, apresente e justifique o perfil do Gestor de Pessoas nas Organizações Contemporâneas.

        . Atuar um ambiente complexo e que muda rápido

        . Relacionar-se com maior frequência com outras organizações e países.

        . Trabalhar com os setores de modo a trata-los como interdependentes.

        . Agir com vistas á descentralização do poder.

        . Compartilhar da visão e valores da organização.

        . Realizar acordos flexíveis entre organizações e colaboradores.

        . Instaurar sistema de recompensas.

        . Incrementar o trabalho em equipe.

        . Aprender a aprender e viver a educação continuada.

Atualmente, grandes empresas e organizações estão se adaptando a valorizar cada vez mais o trabalho dos colaboradores, algumas gestores inclusive, se colocam no lugar dos profissionais da base da pirâmide, como por exemplo: operários, somente para enxergar e valorizar o trabalho com os olhos do trabalhador. Desta forma se torna mais fácil para o trabalhador, valorizar o próprio trabalho, motivar-se diante de uma gestão de pessoa contemporânea. Gestores atuais estão investindo em plataformas que valorizam gradativamente seus profissionais e democraticamente ajustando os valores que englobam a gestão de pessoas. Para alcançar metas, objetivos, as organizações a cada dia, investem em treinamentos e qualificações aos seus colaboradores.

Questão 3 (2,0 pontos)

Justifique, através de um texto de sua autoria, contendo no mínimo dez linhas, a necessidade da busca pelas organizações por uma melhor qualidade de vida das pessoas no trabalho.

Ao longo do século XX, empresas e organizações buscam uma continua e produtiva Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Gerando crescimento profissional aos colaboradores. Não basta ter bons salários, não bastam bons benefícios, se o clima organizacional é desfavorável ao colaborador. Ou até mesmo pressão em busca de resultados, mesmo que os colaboradores, trabalhem sob pressão, estes precisam de condições adequadas para alcançar qualidade de vida no trabalho. Todos nós (trabalhadores), necessitamos de condições variadas de trabalho para o equilíbrio entre o trabalho e vida social, não exponho nem vida religiosa, já que nenhum autor expõe seu ponto de vida sobre este aspecto, mesmo assim, podemos dizer que vários são os fatores que dependem os trabalhadores a atingir o grau necessário de QVT. As empresas e organizações que não valorizam e não buscam se adequar e valorizar a qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores, esta obsoleta, atrasada em comparação as empresas que valorizam e buscam constantemente valorizar a mão de obra como matéria prima (trabalhadores). Mesmo com o nível de desemprego no Brasil, crescendo absurdamente, alguns trabalhadores ainda não perceberam que precisam se esforçar para valorizar seu próprio trabalho. Mas para tanto, os gestores precisam valorizar os serviços dos trabalhadores, capacitar, treinar, desenvolver, valorizar, dar oportunidade de crescimento e literalmente, investir em seus colaboradores, para que estes possam perceber o quanto vale a pena estar empregado, obviamente em condições e salários compatíveis com sua função, para que assim tenham qualidade de vida e acreditem nisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (299.3 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com