TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do MC'Donalds

Por:   •  11/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

O reposicionamento de uma marca costuma ser um processo lento e caro. Esta pesquisa vai abordar a mudança na gestão do Mc Donald’s na cidade de São Paulo, com relação aos últimos 5 anos, onde a marca passou a ser gerida pela empresa argentina Arcos Dourados. O objetivo do trabalho é contextualizar sobre as principais mudanças que ocorreram, sendo elas: a linha de produtos, que passaram a ser mais saudáveis, as finanças, onde houve um aumento dos preços, o remanejamento de funcionários que condissessem com a estratégia de organização para o reposicionamento da marca, e a expansão de franquias no mercado. Além de analisar dados e tendências, o centro digital também será responsável por criar novos produtos e serviços, como entretenimento, pagamentos digitais e ebooks entregues com o McLanche Feliz. A Mc Donald’s é uma organização em constante aprendizagem, que procura antecipar e responder as mudanças e necessidades do consumidor, dos funcionários e do Sistema, com vista à constante evolução e inovação

A importância da pesquisa é mostrar a relação entre o cardápio do Mc Donald’s, os preços que a empresa propõe a seus produtos e a gestão das pessoas que trabalham nos restaurantes com a administração que leva a empresa a ser próspera na cidade de São Paulo, onde as pessoas estão dispostas a enfrentar certas dificuldades, como por exemplo grandes filas, para saborear as comidas do restaurante. Com base nisso, buscaremos comparar no decorrer dos anos os aumentos que ocorreram nos valores e quais medidas foram tomadas para as decisões. Além disso, trabalhando com a hipótese de que toda mudança requer pessoas que acreditem nelas, e por isso, se houve uma nova gestão de pessoas para trabalharem nas redes, qual o envolvimento delas com os objetivos da empresa.

O Mc Donald’s é uma empresa que busca melhorias sem perder a essência da marca, dessa forma procuramos descobrir como isso se aplica nas mudanças e porque é importante inovar, inclusive saber até que ponto isso atingiu a empresa do ponto de vista financeiro.

Esta pesquisa busca compreender a mudança que ocorre na gestão da marca no Brasil, mais especificamente na capital do Estado de São Paulo, para que eles mantenham o conceito de comida rápida (“fast food”), levando em consideração o conceito da empresa, a qualidade do alimento e o preço conveniente para o consumidor e para a empresa.

Fast food é o nome dado a comidas preparadas em um curto espaço de tempo e que possam ser consumidas de forma rápida e prática. No estudo a seguir, a empresa MC Donald’s oferece um cardápio variado com alimentos como: sanduíches, batatas fritas, refrigerantes, saladas, sorvetes, entre outros. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 74% da população brasileira (conduzida com 5815 pessoas, de 18 a 55 anos) preferem a alimentação rápida dos fast foods á restaurantes tradicionais. A base crucial dessa escolha é o sabor da comida, isso mostra o quanto esse fator é relevante para manter um hábito alimentar no cotidiano das pessoas, como tornou-se o MC Donald’s.

O Mc Donald´s começou em 1937 com um drive-In na cidade de Arcádia, na Califórnia. Os garçons, em cima de patins, entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular e muito lucrativo. O cardápio continha 25 itens, a maioria deles churrascos. Os donos, em 1948, notaram que a maioria do dinheiro que ganhavam era da venda de hambúrgueres, e decidiram renovar totalmente o restaurante. Algumas das mudanças feitas foram a substituição talheres, copos, pratos por embalagens descartáveis; Ocorreu então a eliminação do serviço de garçonetes, a partir de então os clientes teriam que sair dos seus carros e irem fazer o pedido no balcão. Surgiu então uma nova forma de produção dos sanduiches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bastante enxuto. Ao ser reaberto, o Mc Donald´s passa a vender somente hambúrguer, milk-shake, e batata frita, se tornando um grande sucesso, cuja fama era espalhada de boca a boca.

Segundo o site “mundo das marcas”, a partir deste contexto, em 2006, o Mc Donald’s deu início a seu reposicionamento, uma vez que haviam muitas críticas quanto aos malefícios de suas refeições e a fuga de seu princípio que era fornecer comidas rápidas e baratas.

A ideia de servir hambúrgueres de qualidade, com serviço bom e rápido é a essência da empresa. Porém, atualmente é comum ver grandes filas, devido à demora no atendimento, e inúmeras reclamações com relação à qualidade do alimento. O reposicionamento da empresa perante essa situação é o tema a ser abordado. O desenvolvimento do projeto busca entender a forma com que a empresa encontra para lidar com as circunstancias, sem deixar prejudicar o seu conceito de liderança no segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com