TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento e gestão da informação

Seminário: Gestão do conhecimento e gestão da informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

A Gestão de Conhecimento é um processo para a criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento, importantes para a empresa. A Gestão de Conhecimento, por meio de suas praticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos que são fundamentais para o sucesso do negocio. A Gestão de Conhecimento e a Gestão de Informação podem ser vistas como uma serie de ações gerencias, constantes e sistemáticas que facilitam o processo de criação, de registro e compartilhamento do conhecimento organizacional.

Segundo Alvarenga Neto (2005) Gestão de conhecimento deve ser compreendida como: O conjunto de atividades voltadas para a promoção do Conhecimento Organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponível, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais e a maximização da competitividade. Neste sentido vale ressaltar a importância do benchmark em instituições que já tem a excelência da Gestão do Conhecimento, considerando que as informações levantadas poderão a ser excelentes instrumentos de comparação, alem de fornecer fontes de novas idéias. Desta forma espera-se a proximidade de boa parte dos movimentos e dos ambientes nos quais se produzem à criação, a retenção, o compartilhamento e a disseminação dos conhecimentos, movimentos que dão suporte a implantação de Gestão de Conhecimentos nas organizações.

Para Herotaka e Ikujiro o Conhecimento é uma mistura de experiências, valores, informações, entre outros fatores que proporcionam e são responsáveis pelo crescimento intelectual e pessoal. A criação do conhecimento esta profundamente enraizada através de múltiplos/opostos, tácito/explicito, corpo/mente, inferior/superior, hierarquia força de trabalho, Oriente/Ocidente. Pode ser transmitido de pai para filho, ou pela busca de informações que são adquiridas pela experiência no decorrer da vida. No mundo Globalizado Gestão de Conhecimento vem conquistando seu espaço nas empresas que desejam sobreviver à perseguição dos concorrentes e inovando para obter sucesso e não perder seu espaço no mercado.

1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

A produção de novos conhecimentos é um processo que amplifica organizacionalmente o conhecimento criado pelas pessoas, o conhecimento no nível de grupo através do diálogo, discussão, compartilhamento de experiências. Este novo conhecimento é bem diferente da época industrial, por isso e importante conhecer a nova era do conhecimento nas empresas é adquirido através de informações.

2. Como fazer com que os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

As empresas devem adquirir novos conhecimentos, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Que os colaboradores possam se adaptar rapidamente ao novo, já que demanda pelo conhecimento e grande e o mercado competitivo em aumentando. Quem tem conhecimento tem futuro promissor dentro das empresas.E conseqüentemente tem um bom desenvolvimento.A empresa deve captar, gerar, analisar ,traduzir, armazenar, implantar e gerenciar conhecimentos e informações tento interna com externa extremamente acessível aos colaboradores.Este processo requer o envolvimento de todos ,especialmente da direção da empresa, que possue um papel fundamental no estimulo e incentivos, não só na implantação mas sobre tudo no acompanhamento e na forma de transmitir conhecimento.

3. Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

O que geralmente acontece e que as pessoas vão embora das empresas e levam consigo todo conhecimento armazenado e deixando para trás lacunas enormes no ambiente de trabalho, já que não houve o cuidado de compartilhar estes conhecimentos com os novos colaboradores. Para se reter o conhecimento de um colaborador que vier a se afastar da organização, a empresa devera treinar os novos colaboradores em diversos departamentos da organização, munido-o de conhecimento e informações .Isto devera ser feito antes mesmo que o colaborador se afastar da empresa.

4. Os quatro processos de conversão de conhecimento. PROCESSO DE SECI

Este processo ajuda entender que o conhecimento tácito e explicito age dialeticamente, isto porque a externalização das experiências em um contexto diferente cria contrastes entre o conhecimento interno e externo. Uma Organização cria e utiliza conhecimentos transformando estes em tácito e explicito ou vise versa. O conhecimento explicito pode ser expresso em palavras, sons, compartilhados em forma de dados, recursos visuais, especificações de produtos, experiências e informações. Já o conhecimento tácito não e facilmente visível. E altamente pessoal, esta enraizado nas ações e nas experiências corporal do individuo.•.

O Processo de SECI é um grupo de quatro : Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.

Socialização: processo de conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito.É um processo de compartilhamento de experiências e , a partir da criação do conhecimento tácito como modelos mentais ou habilidades compartilhadas.

Externalização. Articula o conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão, individuo para grupo. É um processo de criação do conhecimento, na medida em que o conhecimento tácito se torna explicito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos.

Combinação: processo de conversão do conhecimento explicito em conhecimento explicito.É um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.Envolve a combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos explícitos criando um novo conhecimento explicito. O individuo troca e combina conhecimento por meios de documentos ,conversas informações.

Internalização: processo de incorporação do conhecimento explicito no conhecimento tácito. É o processo inteiramente relacionado ao aprender fazendo. Quando são internalizadas nas bases do conhecimento tácito dos indivíduos sob forma de modelos mentais ou know-hon técnico compartilhado

Representação de PROCESSO DE SECI

[pic]

Este modelo de SECI descreve como os conhecimentos tácitos e explicito são amplificados em termos de qualidade e quantidade, assim como do individuo para o grupo e então para o nível organizacional.

Gestão do Conhecimento e um processo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com