TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do elemento humano uma estratégia efetiva

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha baseado no livro: Gestão do elemento humano uma estratégia efetiva.

Capitulo Dois: Mudanças na gestão de pessoas

             Com base na leitura do livro no capitulo dois de Gestão do elemento humano uma estratégia efetiva ele destaca como tema a Mudanças na gestão de pessoas, este capitulo faz análise dos impactos ocasionados nas mudanças organizacionais na qual foi citada no capitulo um deste mesmo livro, onde ele faz a analise especificamente na gestão de pessoas no Brasil. Como se pode observar com a gestão de RH sofreu alterações tanto na evolução da tecnologia como na forma gerencial de pessoas como por exemplo na teoria de administrar pessoas. Com tanta mudança no cenário econômico houve o primeiro marco na época de 1930 que foi a abolição da abolição da escravatura onde os escravos começaram a ser renumerados pelo trabalho prestado porem ainda nesta mesma época ainda não existia legislação trabalhistas. O segundo marco foi o burocrático-cartorial onde foi o começo da legislação havendo dado responsabilidades tanto aos empregadores como empregados porem ainda a valorização da mão de obra ainda estava em segundo plano.

             Entre 1950 a 1990 com avanço da política e da encomia devido ao crescimento exorbitante das empresas vem se a necessidade de agregar valor ao setor de RH desenvolvendo então políticas de treinamentos e desenvolvimento profissional. Com tantas mudanças no âmbito organizacional o brasil teve que procurar uma modernização administrativa e organizacional para pôr em pratica a política de gestão administrativas dando importância a are de RH onde surge a figura do RH Consultor Interno exercida pelos especialistas, onde surge como uma visão estratégica alternativa.

            Em 1985 surge a lógica da Visão Baseada em Recursos, o RBV (Resource Based View). Onde o objetivo era desenvolver estratégias capazes de explorar seus recursos internos e de criar oportunidades para melhor aproveitá-los, e aplicando seus recursos de forma mais eficiente do que os seus concorrentes, criando assim uma vantagem competitiva sobre os recursos e a capacidade sustentável das empresas.

        A área de RH, por ser a mais familiarizada com a dimensão simbólica da organização, tem o papel a delinear políticas de gestão de pessoas que favoreçam o engajamento do indivíduo com os resultados empresariais. Porém, essa não é uma concepção única. Muitas organizações ainda hoje não evidenciam crenças e valores que favoreçam a adoção da gestão estratégica de RH por muitas vezes nem dá o grau de importância devida a área, as novas técnicas ainda não estão presentes em muitos ambientes de trabalho, onde há muitos casos de dificuldade de gestão, apesar das vantagens que essa prática propicia. Em um número mínimo de empresa que é centrada no poder na verdade acredito que não há nenhuma, que seja concentrada no papel, na tarefa ou na pessoa, mesmo havendo orientações e treinamentos, embora em determinadas situações haja uma competividade entre as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com